Águas do Norte presente na 1ª reunião técnica do projeto INCOVER


A Águas do Norte foi convidada a participar na 1ª reunião técnica do projeto INCOVER, que decorreu em Lisboa, no passado dia 5 de junho.


O INCOVER é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa de investigação e inovação Horizon 2020. Com uma duração de três anos, tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis para a recuperação de produtos (bioplásticos, ácidos orgânicos, bio metano, reutilização de águas residuais tratadas), no tratamento de águas residuais, com recurso a metodologias inteligentes de monitorização e de controlo da operação.

A Águas do Norte, consciente da importância da inovação no setor água, contribuiu com a sua experiência no desenvolvimento das novas tecnologias utilizadas no tratamento de efluentes, estando, no âmbito deste projeto, a ser estudadas, implementadas e otimizadas algumas medidas para recuperar energia e produtos de valor agregado em três Estações de Tratamento de Águas Residuais integradas no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.


undefined