Águas do Norte distinguida com Menção Honrosa no ENEG 2019


Os prémios Tubos de Ouro, uma iniciativa integrada no Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG), distinguiu a Águas do Norte na categoria "Melhor Estratégia de Reabilitação e Renovação de Ativos".

Este projeto denominado SGAt, pretende ser uma ferramenta de ganhos (entendendo-se ganhos como a otimização de custos de Operação e Manutenção e de Investimento numa perspetiva de otimização do desempenho a riscos controlados) a curto, médio e longo prazo, tendo em conta o controlo mais eficiente de todo o ciclo de vida dos ativos, desde a sua aquisição e manutenção até à sua melhoria e/ou substituição.

O SGAt possibilitará também uma melhor implementação da metodologia do ciclo "PDCA" prevista na norma ISO 55001: Plan - planear a estratégia para cumprimento dos objetivos; Do - executar os planos que permitam o atingimento e o controlo desses objetivos, Check - verificar e avaliar os resultados de desempenho para detetar falhas; Act - atuar pela revisão do sistema, conhecidas as falhas, com base na melhoria contínua.

O ENEG é o maior encontro de entidades do setor da água e do saneamento e realiza-se a cada dois anos. A edição de 2019 decorreu de 19 a 22 de novembro, em Ílhavo, tendo recebido mais de 630 participantes.

Além dos painéis e mesas redondas temáticos, este evento integrou também visitas técnicas, que este ano incluíram a ETAR de Ílhavo, da Águas do Centro Litoral, e uma área de exposição.

As restantes distinções foram atribuídas à EPAL, com o galardão de “Melhor Ação de Responsabilidade Social” para o projeto “Água potável para Moçambique”, a Águas do Tejo Atlântico ganhou o Tubo de Ouro para “Melhor ação de Comunicação e Educação Ambiental” com o projeto “VIRAr conceitos e mentalidades”.

Na categoria “Melhor Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas/ Economia Circular”, o júri deliberou atribuir menções honrosas aos três projetos participantes a concurso: Águas do Douro e Paiva - “Interligação dos sistemas na Águas do Douro e Paiva”; Águas do Tejo Atlântico - “Fábricas de Água” e “água+”; EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres - “Água: circular por natureza - olhar o consumo de uma nova forma”.


undefined