Laboratório


O Laboratório Águas do Norte (LabAdNorte) é fruto do conhecimento de excelência acumulado ao longo dos anos. Atualmente é constituído por duas Unidades Laboratoriais, localizadas em Areias de Vilar (Barcelos) e Vila Real.
É responsabilidade do Laboratório, monitorizar a qualidade da água para consumo humano, fornecida pela Águas do Norte, como também as águas naturais doces, superficiais e subterrâneas, a água proveniente das diferentes etapas do processo de tratamento das ETAs e a água processada nas ETARs e respetivos meios recetores.
Ao longo da sua atividade, o LabAdNorte tem vindo a melhorar as características de desempenho dos seus métodos, recorrendo para tal, à modernização das suas técnicas analíticas. Este processo de melhoria contínua, visa dar uma melhor resposta às necessidades do Cliente e às exigências regulamentares.

  • Unidade Laboratorial de Areias de Vilar

A Unidade Laboratorial de Areias de Vilar conta com mais de 25 anos de atividade, sendo formada por uma equipa de profissionais altamente qualificados. A sua competência tem o reconhecimento pelo IPAC - Instituto Português de Acreditação, no Anexo Técnico de Acreditação nº L0328, disponível no site www.ipac.pt.
A acreditação, segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025, inclui no seu âmbito as seguintes atividades:

  • Colheita de amostras de água para análise de parâmetros físico-químicos, microbiológicos e radiológicos nas matrizes água de consumo humano e águas naturais doces (superficiais);
  • Análises em águas a parâmetros físico-químicos, nas matrizes Águas de Consumo Humano, Águas Naturais Doces (superficiais e subterrâneas);
  • Análises em águas a parâmetros microbiológicos, nas matrizes Águas de Consumo Humano, Águas Naturais Doces (superficiais e subterrâneas) e Águas residuais (Efluentes tratados).


Tais valências asseguram a monitorização necessária, quer no cumprimento da legislação que regula a qualidade da água para consumo humano (DL 69/2023, de 21 de agosto), quer no âmbito do Plano de Segurança da Água da empresa Águas do Norte.

  • Unidade Laboratorial de Vila Real

A Unidade Laboratorial de Vila Real iniciou atividade em 2022, com o propósito de colmatar uma lacuna na atividade do LabAdNorte. A sua atividade inclui ensaios em águas residuais, águas naturais doces e lamas. Conta com uma equipa de enorme competência e profissionalismo, que detém conhecimentos e experiência de mais de 20 anos, não só em técnicas analíticas, mas também em processos de tratamento.
Porque a qualidade é um dos pontos basilares da atividade do LabAdNorte, desde o início que a Unidade Laboratorial de Vila Real iniciou ações de preparação, com o objetivo de alcançar a acreditação dos ensaios em água residual e água natural doce.


Política da Qualidade do Laboratório: Consulte AQUI

 


Campo de Atividade

O Laboratório Águas do Norte tem como principais atividades:


undefined    undefined    undefined  undefined   undefined