Qualidade da Água


A segurança da água abastecida para consumo humano constitui uma preocupação central na AdNorte, que dá permanente atenção à verificação da conformidade do produto, à proteção da saúde do consumidor e à gestão dos riscos em todas as fases do sistema de abastecimento que possam pôr em causa a segurança do produto.

Para assegurar o controlo da qualidade da água abastecida, a AdNorte tem implementado um Programa de Controlo de Qualidade da Água (PCQA), que cumpre integralmente os requisitos do Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto, que é o diploma legal que regula a qualidade da água para consumo humano.

Este PCQA é aprovado anualmente pela entidade competente ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), e consiste na avaliação da conformidade dos requisitos de qualidade definidos na legislação, através de análises efetuadas nas entregas a outras entidades gestoras e na torneira do consumidor, em pontos selecionados de modo a obter-se uma amostragem representativa da água abastecida. As análises à qualidade da água são realizadas em laboratórios acreditados, cuja seleção é também aprovada pela entidade reguladora, ERSAR.

O controlo da qualidade da água aqui apresentado refere-se ao cumprimento do Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) em Baixa, aprovado pela ERSAR para 2016, o qual contempla cinco (5) Municípios, num total de 89 Zonas de Abastecimento e 27 Fontanários.

Os fontanários que constituem "origem única" de água localizam-se: seis (6) em Baião, três (3) em Celorico de Basto e 18 em Arouca, sendo que, no caso deste Município, os fontanários não possuem qualquer sistema de tratamento, tendo afixada uma placa informativa de "Água imprópria para consumo humano". De notar que, por força da entrada em vigor do artigo 16.º do Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto, o controlo da qualidade da água fornecida à população através de fontanários que constituem origem única de água em zonas sem rede pública foi integrado no âmbito dos PCQA aprovados pela ERSAR.

Os resultados do controlo da qualidade da água obtidos no âmbito do PCQA são publicados trimestralmente no site da AdNorte, afixados nas Lojas de Atendimento a Clientes e enviados à Autoridade de Saúde, sendo ainda, anualmente, enviados à ERSAR.

A qualidade da água fornecida pelas entidades gestoras é avaliada e divulgada anualmente pela ERSAR, no seu Relatório Anual do Setor de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP). No último relatório publicado, e relativo a 2015, a empresa de abastecimento de água AdNorte (parceria) realizou 9.261 determinações sendo que: 7.503 foram realizadas na rede predial (torneira do consumidor) e 1.758 foram realizadas em fontanários, com uma conformidade global, face aos valores paramétricos da legislação, de cerca de 97,65%, valor considerado mediano segundo os critérios ERSAR (99%-95%).



Editais da Qualidade da Água do Sistema de Águas da Região do Noroeste (em baixa):



Município de Amarante

Município de Arouca

Município de Baião

Município de Celorico de Basto

Município de Cinfães