Qualidade da Água


A Águas do Norte, S.A. (AdNorte) procura sistematicamente antecipar e satisfazer as necessidades e expectativas dos seus Clientes e demais partes interessadas, com vista a um aumento da eficácia e eficiência no serviço prestado aos consumidores.

Como tal, a segurança da água abastecida para consumo humano constitui uma preocupação central na empresa, que dá permanente atenção à verificação da conformidade do produto, à proteção da saúde do consumidor e à gestão dos riscos em todas as fases do sistema de abastecimento que possam pôr em causa a segurança do produto.

Para assegurar o controlo da qualidade da água abastecida, a AdNorte tem implementado um Programa de Controlo de Qualidade da Água (PCQA), que cumpre integralmente os requisitos do Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto, que é o diploma legal que regula a qualidade da água para consumo humano.

Este PCQA é aprovado anualmente pela entidade competente, ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), e consiste na avaliação da conformidade dos requisitos de qualidade definidos na legislação, através de análises efetuadas nas entregas a outras entidades gestoras e na torneira do consumidor, em pontos selecionados de modo a obter-se uma amostragem representativa da água abastecida. As análises à qualidade da água são realizadas em laboratórios acreditados, tal como o Laboratório da AdNorte, cuja seleção é também aprovada pela entidade reguladora, ERSAR.

No entanto, a monitorização da qualidade da água efetuada pela AdNorte vai muito para além do estritamente exigido por lei, quer em número de análises, quer em parâmetros pesquisados. A empresa possui um Plano de Controlo Operacional e um Plano de Vigilância para verificar a qualidade da água em toda a extensão do sistema de abastecimento (captação, tratamento, reserva, adução e entrega) e detetar, atempadamente, eventuais alterações da qualidade de modo a desencadear a eficaz tomada de ações.

A AdNorte tem ainda implementado um Plano de Segurança da Água (PSA), elaborado segundo as mais recentes recomendações da Organização Mundial de Saúde, e que consiste numa metodologia integrada de avaliação e gestão de riscos que engloba todas as etapas do abastecimento de água, desde a captação até ao consumidor.

Os resultados do controlo da qualidade da água obtidos no âmbito do PCQA são publicados trimestralmente no site da AdNorte (www.adnorte.pt), enviados à Autoridade de Saúde, sendo ainda, anualmente, enviados à ERSAR.

A qualidade da água fornecida pelas entidades gestoras é avaliada e divulgada anualmente pela ERSAR, no seu Relatório Anual do Setor de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP). No último relatório publicado, e relativo a 2015, a empresa de abastecimento de água realizou 31.632 determinações na água tratada, com uma conformidade global, face aos valores paramétricos da legislação, de cerca de 99,95%, o que é demonstrativo da segurança e nível de excelência da água abastecida pela AdNorte.