Nova fatura – Sistema de Águas da Região do Noroeste


Por entender que as faturas dos serviços de águas e resíduos devem respeitar o princípio da transparência e serem de fácil compreensão para o utilizador final, a Águas do Norte, S.A., seguindo as recomendações da Entidade Gestora do Serviço de Águas e Resíduos (ERSAR), pretende a inclusão nas mesmas de toda a informação sobre a entidade gestora e o utilizador, especificando os serviços prestados, as tarifas aplicadas e as formas de pagamento disponíveis.

Desta forma, pretende-se que a fatura da Águas do Norte, S.A. seja um documento transparente e de fácil compreensão para todos os consumidores, permitindo uma interpretação clara relativamente aos consumos efetuados e aos valores a pagar em detrimento do serviço prestado.

Assim sendo, e numa perspetiva de melhoria contínua, procedeu-se à alteração do novo layout da fatura a emitir a todos os clientes dos 8 municípios que compreendem o Sistema de Águas da Região do Noroeste, tendo-se para isso implementado algumas alterações à anterior configuração da fatura.

Nesse sentido, as principais alterações e informações que a constituem são as seguintes:
- Inclusão de duas referências distintas: totalidade da dívida e valor da fatura. O cliente poderá liquidar os valores relativos ao valor total em débito, ou cingir-se apenas ao valor da fatura recebida. Para esse efeito, terá ao seu dispor duas referências distintas para pagamento;

- No verso da fatura será possível verificar o histórico de leituras (3 últimas leituras efetuadas), o que permite ao cliente uma verificação detalhada dos consumos tendo por base essas mesmas leituras;

- Os consumos faturados passarão a estar explanados com detalhe, por datas e valores respeitantes ao efetivamente consumido;

- No detalhe da fatura foi incluído um campo específico com o valor das deduções e respetivas fórmulas de cálculo, para que o cliente possa verificar o método utilizado.

Por forma a facilitar a compreensão da nova fatura, que será emitida a partir de abril de 2017, consulte aqui o nosso folheto explicativo, onde estão explanadas com detalhe todas as alterações efetuadas relativamente à anterior fatura (frente e verso).