Perguntas Frequentes

SISTEMA DE ÁGUAS DA REGIÃO DO NOROESTE
  • Como foi criado o Sistema de Águas da Região do Noroeste?

    Em 5 de julho de 2013, o Estado Português e os municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Santo Tirso e Trofa celebraram um contrato de Parceria para a exploração do Sistema de Águas da Região do Noroeste. O Sistema inclui os serviços de água e saneamento nos municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães e, unicamente, o serviço de saneamento nos municípios de Fafe, Santo Tirso e Trofa.

  • Qual a intervenção da Águas do Norte, S.A.?

    A Águas do Norte assume também a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, que resulta da celebração de uma Parceria entre o Estado (Administração Central) e 8 Municípios (Administração Local). Esta Parceria concretiza um processo de verticalização que reuniu, numa única entidade gestora, em regime de exclusivo, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

  • Como aparece a Águas do Norte, S.A.?

    Com a publicação do Decreto-Lei n.º 93/2015, de 29 de maio, mediante a agregação das empresas Águas do Douro e Paiva, S.A., Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, S.A., Simdouro – Saneamento do Grande Porto, S.A. e Águas do Noroeste, S.A., integradas no Grupo Águas de Portugal foi constituída a Águas do Norte, S.A. que passa a ser a Entidade Gestora da Parceria, a partir de 30 de junho de 2015.

  • A Águas do Norte, S.A. é uma empresa privada?

    Não. A Águas do Norte, S.A. é uma empresa que integra o Setor Empresarial do Estado, através do Grupo Águas de Portugal, e é constituída exclusivamente por capitais públicos. Os Municípios que integram a Parceria do Sistema de Águas da Região do Noroeste são também acionistas da Águas do Norte, S.A.

  • A Águas do Norte, S.A. tem experiência na gestão de serviços de águas?

    A Águas do Norte, S.A. resulta da agregação das empresas Águas do Douro e Paiva, S.A., Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, S.A., Simdouro – Saneamento do Grande Porto, S.A. e Águas do Noroeste, S.A., integradas no Grupo Águas de Portugal.
    A Águas do Norte é a entidade gestora responsável pelo sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em regime de exclusivo e por um prazo de 30 anos, que integra 80 Municípios e abrange 3,7 milhões de habitantes na componente de abastecimento de água e 2,9 milhões na componente de saneamento.


CONTRATO
  • A Águas do Norte celebra contratos para prestação de que serviços?

    A Águas do Norte pode celebrar contrato para abastecimento de água e saneamento de águas residuais.
    Nos Municípios em que o Sistema de Águas da Região do Noroeste inclui as componentes de água e saneamento, e pelo facto de os serviços serem indissociáveis, basta a celebração de um único documento contratual para enquadramento de ambos os serviços. Nos Municípios em que o Sistema de Águas da Região do Noroeste inclui somente a componente de saneamento, os clientes necessitam de celebrar contrato específico com a Águas do Norte para enquadramento da prestação do serviço de saneamento de águas residuais.

  • Em que consiste o serviço de saneamento por meios móveis?

    Em sintonia com recomendação da ERSAR, a Águas do Norte disponibiliza o serviço de saneamento de águas residuais através de meios móveis nos locais ainda não servidos por rede fixa de recolha. Com este serviço inovador, a Águas do Norte pretende atingir rapidamente uma cobertura de 100% em todos os Municípios integrantes na Parceria, com vantagens óbvias para as populações e para o meio ambiente.

    O saneamento por meios móveis tem uma estrutura de faturação regular similar à aplicada aos clientes servidos por rede fixa, podendo o cliente solicitar durante um ano um conjunto de serviços de recolha de efluentes em função do volume de água consumido.

    O cliente poderá usufruir durante um ano, e sem custos adicionais, de um serviço de recolha e um volume máximo de 4 m³ de efluente recolhido por cada 5 m³ de consumo de água. Um consumo médio de 10 m³ corresponde a dois serviços de recolha e volume até 8 m³. A correspondência é sempre assegurada nesta proporção. Os serviços de recolha e quantidades adicionais são cobrados de acordo com o tarifário para Serviço Avulso.

  • A Águas do Norte também pode fazer contratos para RSU – Resíduos Sólidos Urbanos?

    O serviço de RSU não está incluído no Sistema de Águas da Região do Noroeste, pelo que continua a ser gerido por cada Município. Eventuais contratos para prestação deste serviço deverão ser definidos junto do respetivo Município.

  • O que é necessário para celebrar o Contrato de Água ou Saneamento?

    Deverá efetuar o preenchimento da Proposta de Contrato e anexar os seguintes documentos:

    - Documento de identificação: Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte ou Passaporte;
    - Documento que comprove que o cliente é o legítimo titular do local de consumo (escritura de compra e venda, contrato de promessa de compra e venda, caderneta predial, contrato de arrendamento, escritura de trespasse, ata de reunião de condomínio com nomeação da Administração de Condomínio - se condomínio, planta de localização e licença de construção - se obras);
    - Assinatura do cliente: o contrato pode ser assinado pelo cliente, por um seu representante ou seu procurador. No caso de contrato em nome de pessoa coletiva é necessária a apresentação da Certidão de Registo Comercial ou, em alternativa, assinatura reconhecida, por notário ou advogado, com menções especiais, em como tem poderes para tal;
    - Leitura do contador (no caso de já se encontrar instalado);
    - Preenchimento dos formulários de adesão às modalidades (opcional): pagamento de faturas por débito direto, adesão à fatura bimestral, adesão à fatura via e-mail.

    O contrato pode ser efetuado presencialmente, nas nossas lojas de atendimento ao público ou, em alternativa, pode efetuar aqui o download da Proposta de Contrato, proceder ao seu preenchimento e enviar para a nossa morada, acompanhado dos respetivos elementos de suporte.

  • Como fazer para atualizar o nome do titular do Contrato (transferência de nome)? Esta alteração tem custos?

    A alteração de nome não tem qualquer custo. É gratuita e processa-se como elaboração de novo Contrato para o novo Titular.

  • Estão definidas as Condições Gerais do Contrato?

    Sim, as Condições Gerais do Contrato são parte integrante do Contrato e obrigam as Partes.

  • O que fazer para rescindir o Contrato?

    Apenas o titular do contrato tem legitimidade para solicitar a denúncia do contrato, que implica o término do serviço prestado e, eventualmente, a retirada do contador instalado.

    Pode fazê-lo pessoalmente, dirigindo-se a uma das lojas de atendimento a clientes, ou através do envio de Fax, email ou carta. Deve sempre preencher, assinar e entregar o formulário Denuncia do Contrato.

    A denúncia só produz efeitos após obtenção da última leitura do contador.  Enquanto essa leitura não for confirmada, por motivos não imputados à Águas do Norte, a denúncia do contrato não produz efeitos, permanecendo o cliente responsável por todos os encargos entretanto decorrentes.

TARIFÁRIO
  • Qual é a estrutura do tarifário da Águas do Norte?

    O tarifário em vigor está em conformidade com a Recomendação ERSAR n.º 01/2009, de 28 de agosto (“Recomendação Tarifária”), e é composto por:

    • Tarifa fixa, devida em função do intervalo temporal objeto de faturação e expressa em euros por cada 30 (trinta) dias;
    • Tarifa variável, devida em função do volume de água apurado entre duas leituras reais, distribuída por escalões de consumo por cada 30 (trinta) dias.

    Os serviços de água e saneamento têm tarifas fixas e variáveis com valores específicos.

  • Serão aplicados escalões de consumo ou todo o volume consumido será faturado com uma tarifa única?

    No âmbito da tarifa variável, e conforme previsto na Recomendação Tarifária, a Águas do Norte aplica os seguintes escalões de consumo, por períodos de 30 dias:

    • 1º escalão: 1 a 5 m³
    • 2º escalão: 6 a 15 m³
    • 3º escalão: 16 a 25 m³
    • 4º escalão: > 25 m³

    O consumo associado às condições de subsistência familiar é assim prestado a valores mais reduzidos, enquanto os eventuais consumos elevados associados a situações de desperdícios e uso não eficiente são faturados com valores superiores.

  • O que significa tarifas cada 30 (trinta) dias?

    O tarifário definido prevê valores para períodos de faturação de 30 dias. Sempre que esse período é alterado haverá ajustamento proporcional na aplicação das tarifas. Por exemplo, se a fatura se referir a período de 60 dias, então a tarifa fixa a faturar será o dobro da constante no tarifário, bem como o 1º escalão de consumos passa a incluir 10 m³ e não os inicialmente previstos 5 m³.


  • As tarifas são idênticas em todos os Municípios?

    Considerando a necessidade de tornar gradual a aproximação das tarifas em vigor em cada Município para com a tarifa de convergência e sustentabilidade do Sistema de Águas da Região do Noroeste, foi definido um período de convergência tarifária, de cinco anos, durante o qual as tarifas serão diferentes nos vários Municípios. Em 2019, todos os utilizadores do Sistema terão as mesmas tarifas.

  • O período de convergência abrange todas as tarifas?

    Não. Estão incluídas no período de convergência somente as tarifas indicadas a seguir:

    • Abastecimento de água
    1. Tarifa fixa: Domésticos (≤ 25 mm) e não-domésticos (≤ 20 mm)
    2. Tarifa variável: Domésticos (1º e 2º escalões) e não-domésticos (escalão único)
    • Saneamento
    1. Tarifa fixa: Domésticos (escalão único) e não-domésticos (escalão único)
    2. Tarifa variável: Domésticos (1º e 2º escalões) e não-domésticos (escalão único)

    As tarifas não indicadas terão igual valor para todos os utilizadores desde o arranque do Sistema de Águas da Região do Noroeste.

  • Quanto custa o início de serviço? Quanto é preciso pagar para ter um ramal de ligação?

    É gratuito. A celebração de contrato e o ramal de ligação até 20 metros, desde a rede pública disponibilizada e o limite da sua propriedade, são totalmente gratuitos.

  • Há tarifários especiais?

    Sim. A Águas do Norte disponibiliza os seguintes tarifários especiais:

    • Tarifário social para domésticos, destinado a famílias em risco de pobreza;
    • Tarifário social para não-domésticos, destinado a pessoas coletivas de declarada utilidade pública; 
    • Tarifário familiar, destinado a famílias numerosas.

    Consulte o Regulamento de Aplicação de Tarifários Especiais para saber como aderir e beneficiar destes tarifários.

  • Onde se podem consultar os tarifários da Águas do Norte?

    Os tarifários em vigor estão publicitados em www.adnorte.pt e em todas as lojas de atendimento a clientes da Águas do Norte.

MEIOS DE ATENDIMENTO A CLIENTES
  • Onde se localizam as lojas da Águas do Norte?

    A Águas do Norte tem uma loja para atendimento aos clientes em cada um dos Municípios que integram o Sistema de Águas da Região do Noroeste.


    • Amarante: Rua Dr. Mário Monterroso, n.º 50, Fração E, 4600-074 Amarante

    • Arouca: Rua Abel Botelho, n.º 6, 4540-114 Arouca

    • Baião: Rua de Camões, n.º 176, 4640-147 Baião

    • Celorico de Basto: Avenida da República, Centro Comercial das Oliveiras, Fração C, 4890-220 Celorico de Basto

    • Cinfães: Urbanização São Sebastião, Fração D, 4690-879 Cinfães

    • Fafe: Rua Combatentes da Grande Guerra, Centro Comercial das Lobas, n.º 475 D, 4820-250 Fafe

    • Santo Tirso: Rua Prof. Sampaio de Carvalho, Edifício Lante, Loja 3, Fração D, 4780-533 Santo Tirso

    • Trofa: Rua Infante Dom Henrique, Edifício Terraços do Infante, n.º1, 4785-185 Trofa

  • Qual o horário de atendimento das lojas?

    As lojas da Águas do Norte estão abertas todos os dias úteis, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00.

  • Há alguma linha telefónica para contacto de clientes?

    Na Águas do Norte o atendimento ao cliente é uma prioridade. 

    Para dar resposta ao cliente, procuramos colocar à sua disposição vários canais para a comunicação com a empresa.

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    Atendimento ao cliente para apoio comercial - 808 253 000 ou 253 520 779

    Ao utilizar a linha 808 253 000, o cliente pode contactar-nos por um custo de chamada muito reduzido. A Águas do Norte assume o diferencial para o custo normal da chamada. Se preferir, pode ligar-nos através da rede fixa pela linha 253 520 779.

    Através das linhas de apoio, o cliente pode efetuar as seguintes operações:
    Comunicação de leituras do seu contador, sempre que se encontre no período ideal para a efetuar (indicado na fatura mensal), de modo a que o valor a faturar seja o mais real possível - 24h, todos os dias; 
    Pedidos de intervenção associados a roturas, entupimentos ou avarias (em casos de falta de água ou pressão, perdas de água, roturas na via pública ou entupimento de esgotos) - 24h, todos os dias;
    - Esclarecimentos relacionados com a faturação ou outros assuntos comerciais – das 8h às 20h, em dia úteis;
    Solicitação de serviços de recolha de efluentes provenientes da limpeza de fossas séticas (saneamento por meios móveis e serviço avulso) – das 8h às 20h, em dia úteis; 
    - Esclarecimentos relacionados com qualidade da água – das 8h às 20h, em dia úteis;
    - Apresentação de reclamações e sugestões – das 8h às 20h, em dia úteis.

    As nossas linhas de atendimento dispõem de um serviço call back, ou seja, sempre que as linhas estejam ocupadas, o cliente pode deixar o contacto e a Águas do Norte devolve a chamada para o número indicado, logo que seja oportuno.


    Comunicação de roturas - 253 919 025
    Temos também à disposição uma linha da rede fixa exclusiva para comunicação de roturas, todos os dias, 24h.

  • Há algum balcão digital que evite a deslocação à Loja ou a utilização da linha de apoio a clientes?

    Sim. Em www.adnorte.pt, existe um balcão digital, designado de Clientenet, através do qual pode consultar a sua conta-corrente e efetuar diversas operações. No próprio site tem também muita informação disponível, nomeadamente quanto a qualidade da água, investimentos, contrato, novas ligações, tarifários, regulamentos, formulários e muitas outras informações que pretendem apoiar e esclarecer o cliente, com celeridade e sem qualquer transtorno.

LEITURAS E CONSUMOS
  • Como posso comunicar a leitura do contador?

    Todos os meses é possível fornecer a leitura registada no contador, para efeitos de faturação. Pode utilizar a linha de apoio ao cliente 808 253 000, o Clientenet  ou dirigir-se pessoalmente a uma das lojas de atendimento a clientes. Deverá indicar sempre o número de cliente indicado no canto superior direito da sua fatura.

  • A Águas do Norte deve ter acesso ao contador? Com que periodicidade?

    O cliente deve permitir e facilitar a inspeção dos contadores pelos colaboradores da Águas do Norte, ou ao seu serviço, que estão devidamente identificados. Pelo menos uma vez, de seis em seis meses, é obrigatório ao cliente permitir o acesso ao contador. O não cumprimento desta obrigação pode originar a suspensão do fornecimento de água.

  • Como se lê o contador?

    Devem ser apenas considerados os números com o fundo de cor branca ou preta. Os números a vermelho devem ser ignorados porque se referem ao fracionamento da unidade de medida, o m3 (metro cúbico). A leitura considerada para efeitos de faturação refere-se sempre à unidade m3.

  • Quando é que a Águas do Norte lê o contador?

    A Águas do Norte efetua leituras de 2 em 2 meses. Sempre que não haja acesso ao contador, o Técnico de Leituras deixa no local um Aviso de Tentativa de Leitura, para remarcação da visita para os dias seguintes. Em caso de impossibilidade de estar presente ou facultar o acesso no dia e hora comunicados, deve o cliente contactar previamente a Águas do Norte via telefone.

  • Nos municípios de Fafe, Santo Tirso e Trofa, nos quais o abastecimento de água é gerido por outra entidade, como é faturada a componente variável do saneamento pela Águas do Norte?

    O consumo de água e saneamento são, nos termos da lei, indissociáveis. A componente variável de saneamento é apurada a partir do consumo de água. Nos Municípios referidos, a entidade gestora dos serviços de água disponibiliza diariamente os consumos de água dos clientes de saneamento, de modo a permitir que a faturação de saneamento da Águas do Norte seja similar nestes Municípios como nos que são serviços de abastecimento de água diretamente pela Águas do Norte.

  • Como se apura o consumo na componente de saneamento?

    O volume de águas residuais recolhidas corresponde ao produto da aplicação de um coeficiente de recolha de referência de âmbito do Sistema, igual a 90% (noventa por cento), ao somatório dos volumes de água faturados em cada escalão, apurado em cada fatura, corrigidos de eventuais acertos.

  • Como se aplicam os escalões de consumo na componente variável de saneamento?

    A tarifa definida para 1º escalão de saneamento aplica-se ao efluente gerado pelo 1º escalão de água, mantendo-se esta regra para os restantes escalões. Assim, e considerando um consumo de água de 5 m3 em 30 dias, a tarifa variável do 1º escalão de saneamento aplica-se a 4,5 m3, na medida em que este é o valor gerado pelo 1º escalão de água (5 m3 * 90%). Igual procedimento se aplica aos restantes escalões.

FATURAÇÃO
PAGAMENTOS
  • Qual o prazo de pagamento definido para cada fatura?

    Sem prejuízo do disposto na Lei dos Serviços Públicos Essenciais quanto à antecedência de envio das faturas, o prazo para pagamento da fatura é de 22 (vinte e dois) dias a contar da data da sua emissão, prevendo-se 2 (dois) dias para expedição e entrega ao utilizador. As faturas eletrónicas, enviada por e-mail, também são emitidas com prazo de 22 dias para pagamento.

  • Como posso pagar as faturas?

    Tem vários canais de pagamento ao seu dispor:


    - Rede Multibanco, CTT e Payshop, utilizando as referências indicadas na fatura (frente em baixo).
    - Pode solicitar a Adesão ao Débito Direto SEPA, através do preenchimento do formulário, solicitando nas nossas lojas de atendimento a clientes, por e-mail - cliente.adnorte@adp.pt ou pelas nossas linhas de apoio ao cliente - 808 253 000 ou 253 520 779. O débito direto é uma forma segura, cómoda e sem custos que permite o pagamento atempado das suas faturas. 
    Cheque, sendo imprescindível que o envio do cheque seja acompanhado com a identificação dos documentos pagos (números de faturas), de modo a permitir associação do pagamento realizado à sua conta cliente.
    - Nas lojas de atendimento a clientes da Águas do Norte.

  • Após a data limite de pagamento, podemos efetuar o pagamento por multibanco, Payshop e CTT?

    A rede multibanco, CTT e Payshop está disponível para pagamento somente até à data limite indicada na fatura. Após essa data, terá que pagar as faturas diretamente numa das lojas da Águas do Norte

  • Atrasos no pagamento implicam a aplicação de juros?

    Sim. A partir da data limite de pagamento a Águas do Norte aplica juros à taxa em vigor. Esses juros são emitidos aquando da realização do pagamento para liquidação das faturas.

  • E o corte de fornecimento do serviço ocorre após quanto tempo?

    Terminado o prazo indicado na fatura sem ter sido efetuado o pagamento a Águas do Norte notificará (Aviso de Corte) o consumidor para, no prazo de quinze dias, proceder ao pagamento devido, acrescido dos juros de mora. Decorrido aquele prazo, sem que o consumidor tenha efetuado o pagamento, a Águas do Norte avançará para a suspensão (corte) do serviço.


  • Como posso saber quais as faturas que tenho em dívida?

    Na sua fatura, no campo Conta-Cliente tem informação atualizada sobre todos os documentos em dívida. Também através do Clientenet, pode aceder aos documentos por liquidar. Através da linha de apoio a clientes 808 253 000 ou nas lojas da Águas do Norte também poderá ser informado sobre os documentos por liquidar.

QUALIDADE DA ÁGUA
  • Como a Águas do Norte comprova que a água distribuída é potável?

    Através da realização de análises à água distribuída pela rede pública. De acordo com as disposições legais em vigor, a Águas do Norte elabora e implementa um Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA), aprovado pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
    O referido PCQA estipula a frequência e o tipo de análise a realizar e os locais onde serão recolhidas as amostras de água. Nos concelhos onde a Águas do Norte é responsável pela gestão dos sistemas de abastecimento são efetuadas análises laboratoriais diariamente.
    Todas as análises são realizadas em laboratórios independentes e acreditados.
    Em complemento às análises regulamentares, a Águas do Norte realiza ainda um número significativo de análises de controlo operacional, ao longo de vários pontos do sistema de distribuição.

  • A Águas do Norte divulga os resultados obtidos nas análises da água distribuída?

    Sim. Os resultados das análises são divulgados trimestralmente, conforme estipulado na legislação em vigor.
    A Águas do Norte disponibiliza para consulta pública os Relatórios de Qualidade em www.adnorte.pt e nas lojas de atendimento a clientes.

    Na fatura consta um campo específico para divulgação regular de informação sobre Qualidade da Água.

  • Onde são recolhidas amostras para análise da água distribuída?

    As amostras são recolhidas no interior de uma instalação ou estabelecimento, em torneiras normalmente utilizadas para consumo humano.

  • Sendo as amostras recolhidas na torneira do cliente, poderá a rede predial influenciar os resultados de qualidade?

    Sim. O cliente é responsável pela sua rede predial (canalizações, reservatórios, torneiras, etc.).
    Se a rede predial não estiver em boas condições de conservação e/ou manutenção, ou se houver alguma ligação ilícita a outra origem de água, os resultados das análises não serão representativos da água distribuída pela Águas do Norte.

  • O que deverá fazer o cliente para garantir a qualidade da água no interior da sua casa ou estabelecimento?

    Deverá assegurar que a sua rede predial está em boas condições, quer de conservação, quer de manutenção. Os materiais utilizados na rede predial em contacto com a água devem ser adequados. Se existirem cisternas de água, estas deverão ser limpas periodicamente.
    Por outro lado, nunca deverá permitir a entrada de água de outras origens (poços, minas, etc.) na sua rede predial.
    As ligações ilícitas a outras origens de água poderão representar sérios riscos para a saúde. Além disso, a água proveniente dessas ligações ilícitas poderá contaminar a água da rede pública.

  • Por que a água da rede pública apresenta por vezes cheiro e/ou sabor a cloro?

    O cloro é um agente bactericida, adicionado à água na etapa final do seu tratamento - a desinfeção. O cloro cria uma barreira à deterioração da água, eliminando bactérias e outros microrganismos que possam contaminar a água durante o seu transporte e armazenamento, ao longo do sistema de distribuição.
     A presença de cloro é fundamental para assegurar a qualidade microbiológica da água na torneira do consumidor. Embora a legislação em vigor não estipule um valor paramétrico para o cloro, é recomendado que a sua concentração na água distribuída seja de 0,2 a 0,6 mg/L.
     
    A Águas do Norte tem mecanismos de controlo do cloro na rede de distribuição, de modo a que possam ser tomadas medidas corretivas sempre que surjam desvios ao intervalo de concentrações recomendado.
    Ainda assim, por vezes o teor de cloro é suficientemente elevado para causar algum cheiro e/ou sabor, tornando a água menos agradável.

  • A água com cheiro e/ou sabor a cloro continua própria para consumo?

    Sim. Dentro das concentrações de cloro normalmente encontradas em redes de abastecimento público, e mesmo que sejam pontualmente ultrapassados os valores recomendados (0,2 a 0,6 mg/L), a água continua própria para consumo.

  • É possível eliminar o sabor a cloro da água, tornando-a mais agradável ao paladar?

    Sim. Existem alguns gestos simples que poderão eliminar o sabor a cloro da água:

    • Deixar a água repousar algum tempo, antes de a beber;
    • Armazenar a água no frigorífico num recipiente de vidro fechado (por exemplo, uma garrafa ou uma jarra), antes de consumi-la. A temperatura irá neutralizar o sabor a cloro;
    • Adicionar umas gotas de limão ou umas folhas de menta à água.

  • E se a água apresentar coloração branca? Está própria para consumo?

    Normalmente a coloração branca deve-se à presença de ar dissolvido na água.
    Esta coloração branca é passageira e desaparece rapidamente à medida que a água escoa através da torneira e o excesso de ar é libertado.
    Encha um copo com água esbranquiçada e deixe-o repousar durante alguns minutos. Se a coloração desaparecer, a água continua própria para consumo (a coloração era devida ao ar dissolvido). Se a coloração persistir, deverá contactar a Águas do Norte.

  • Se houver um problema de qualidade na água distribuída, que medidas serão tomadas pela Águas do Norte?

    A legislação em vigor estabelece todos os procedimentos que devem ser tomados em situação de incumprimento dos critérios de qualidade.
    Se for detetada uma situação de incumprimento, a Águas do Norte inicia de imediato um processo de investigação para identificar as causas associadas, incluindo a realização de contra-análises. Seguidamente, são tomadas as medidas corretivas necessárias.
    Quer a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, quer a Autoridade de Saúde local, são informados de todo o processo relativo à situação de incumprimento, podendo atuar junto da Águas do Norte de acordo com as disposições legais em vigor.