Projeto de implementação do Sistema de Gestão de Energia na AdNorte


A atividade da AdNorte é altamente dependente da energia, na sua maioria energia elétrica. É objetivo da empresa otimizar todos os seus recursos, tendo como desafio permanente reduzir custos operacionais. Nesse sentido torna-se necessitário procurar essa otimização de recursos, também por via do aumento da eficiência energética.

Face aos objetivos já definidos, bem como os resultados atingidos até ao momento, considera-se que a implementação de um Sistema de Gestão de Energia é a evolução natural para a gestão de energia na AdNorte, e o caminho para a melhoria contínua do mesmo, com vista à redução dos custos e consumos energéticos.
Por forma a ir de encontro a este objetivo a AdNorte decidiu implementar um Sistema de Gestão de Energia (SGE).

São objetivos do Sistema de Gestão de Energia:

•    A melhoria da eficiência energética da AdNorte
•    A otimização dos recursos energéticos da empresa;
•    O reforço, junto das partes interessadas, nomeadamente dos Acionistas, do forte compromisso da Administração e colaboradores da Adnorte com a eficiência energética e redução dos custos;
•    A redução dos impactes ambientais, nomeadamente diminuição da emissão de gases com efeito de estufa para atmosfera e Impulso para utilização de energias alternativas e renováveis;
•    O cumprimento com as orientações do Grupo AdP, que visam a implementação de medidas de eficiência energética nas empresas do grupo, nomeadamente através do Plano de Eficiência e Produção de Energia (PEPE).
•    A melhoria da imagem da AdNorte como empresa de referência no setor que adota as melhores práticas de gestão a nível internacional e reforço da imagem da organização relativamente às preocupações das alterações climáticas com a Implementação da Norma ISO 50001.


As 10 maiores consumidoras da AdNorte em 2016 representam 42,3% do consumo total. Face a isso, a implementação da NP ISO 50001 deverá numa primeira fase focalizar este grupo de instalações.

•    Fase 1 (2017) – o SGE abrange 20,6% do consumo total
o    As instalações a incluir na fronteira do SGE são a ETA de Areias de Vilar, ETAR de Vila Real, representando uma instalação na área de negócio tratamento de água e outra na área de negócio de tratamento de águas residuais.
•    Fase 2 (2017-2019) – o SGE abrangerá 41% do consumo total
o    Alargamento da implementação da Norma a mais 7 instalações: Captação de S. Jorge, EE Casais, EE Barradas-Cerite, ETA do Vilar, ETA do Alto Rabagão, Captação do Azibo e ETAR de Serzedo.

Para assegurar a correta e eficaz implementação do SGE, bem como a realização de ações e melhorias no âmbito do desempenho energético, acrescido da necessidade em dar cumprimento a requisitos legais e normativos, a Administração da AdNorte nomeou um seu Representante para o Sistema de Gestão de Energia e aprovou a formação da Equipa de Gestão de Energia (EGE), qualificada, dedicada, experiente e multidisciplinar. Foi assegurado que a EGE, na sua constituição possa conter valências que a dotem de um carácter transversal, com o objetivo de poder atuar nas diferentes áreas.

undefined