Centro de Educação Ambiental promove nova oficina de produção de cogumelos em borras de café


Após o sucesso obtido em 2013 e 2014, o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Águas do Norte, promove mais uma vez a realização de nova “Oficina de produção de cogumelos em borras de café”, no próximo dia 11 de agosto, das 10h00 às 13h00.

Esta oficina pretende esclarecer questões acerca do que são os cogumelos, como vivem, se alimentam e se reproduzem, bem como, sobre o papel que desempenham na natureza.

A vertente prática da oficina consiste na elaboração de um kit para produção de cogumelos Pleurotus ostreatus ou repolga, de modo caseiro, utilizando como principal substrato as borras de café. No final, os formandos poderão levar o kit para casa para frutificar.

Esta oficina realiza-se no âmbito do Projeto “Um Espaço Disponível para Todos” através do qual a AdNorte disponibiliza o espaço interior do Centro de Educação Ambiental, para as instituições interessadas no desenvolvimento de atividades diversas de índole ambiental, como é o caso desta acção.
 
Assim, os interessados deverão formalizar a sua inscrição através de email para o endereço cortex06@gmail.com até ao dia 08 de agosto, indicando um contacto telefónico de modo a que a formadora, responsável pela realização da oficina, Eng.ª Sara Barbosa indique as condições para efetivação da participação.

O CEA enquanto veículo transmissor de conhecimentos e instrumentos que permitam à comunidade lidar com os desafios de um desenvolvimento sustentável, promove a realização desta oficina para ensinar as pessoas a produzir, de forma caseira e barata, cogumelos frescos e nutritivos, mas também sensibilizá-las para a reutilização de um desperdício (borras de café) que normalmente vai parar ao aterro e que tem ainda nutrientes suficientes para gerar um alimento rico e saboroso.