Águas do Norte com presença no Fórum Mundial da Água


A Águas do Norte esteve presente no 8.º Fórum Mundial da Água organizado pelo Conselho Mundial da Água que decorreu em Brasília no final do mês de março.

O tema apresentado pela Águas do Norte - “Despoluição da bacia hidrográfica do Ave” inseriu-se no placard “Os desafios do Século XXI das entidades gestoras dos serviços de águas” que ocorreu no stand de Portugal no dia 20.
A apresentação deste caso de sucesso foi depois tema de abordagem direta por várias entidades presentes, nomeadamente brasileiras, que avaliaram o interesse da possibilidade de replicação da solução em zonas de forte implementação industrial do setor têxtil.

O Fórum Mundial da Água é o maior evento relacionado com a água do mundo, e é organizado pelo World Water Council (WWC), uma organização internacional que reúne todos os interessados no tema da água. A sua missão é “promover a consciencialização, construir um compromisso político e desencadear ações sobre questões críticas da água em todos os níveis, para facilitar a conservação, proteção, desenvolvimento, planeamento, gestão e uso eficientes da água em todas as suas dimensões numa base ambientalmente sustentável para a água, para benefício de toda a vida na Terra ”.

Fundado em 1996, com sede permanente na cidade francesa de Marselha, o Conselho Mundial da Água é uma organização internacional com várias partes interessadas que reúne quase 400 instituições de todos os horizontes, de quase 70 países no mundo. Ao fornecer uma plataforma para incentivar debates e trocas de experiências, o Conselho Mundial da Água tem como objetivo alcançar uma visão estratégica comum sobre recursos hídricos e gestão de serviços de água entre todos os interessados na comunidade.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.