Águas do Norte presente no ENASB - SILUBESA


A Águas do Norte esteve presente no 18.º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENASB) e no 18.º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (SILUBESA), que teve lugar na Fundação Dr. Cupertino de Miranda, no Porto, nos passados dias 10 a 12 de outubro de 2018.

As comunicações apresentadas pela Águas do Norte abordaram os mais variados temas, nomeadamente a gestão operacional de infraestruturas hidráulicas, sendo disso exemplo o sistema de abastecimento de Água de Arouca, o modelo de eficiência energética na estação elevatória de Barradas, os desafios da gestão do abastecimento de água em períodos de seca, o balanço dos dois anos de atividade do “Sistema de Águas da Região do Noroeste”, assim como os novos desafios associados ao desenvolvimento sustentável.

A gestão operacional de infraestruturas Hidráulicas tem como objetivo principal a aplicação de uma metodologia de gestão operacional com especial enfoque na redução de perdas nos sistemas de abastecimento de água, permitindo ainda a avaliação da evolução de volumes de água entrada nos sistemas de abastecimento após a execução de intervenções de reabilitação e a posterior identificação de potenciais desenvolvimentos.

No que diz respeito ao abastecimento de água em períodos de seca, cumpriu a esta empresa alertar as consciências para a reutilização da água tratada proveniente de estações de tratamento de águas residuais, através do processo de ozonização, tendo sido utilizado o exemplo recente do período de seca do verão passado, nomeadamente a situação ocorrida em Viseu, na qual a Águas do Norte teve um papel fundamental ao assegurar o abastecimento de água às populações residentes neste Município e nos concelhos vizinhos.

Este evento teve a organização conjunta da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH), e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). O tema especial abordado neste evento foi o papel da engenharia sanitária no desenvolvimento sustentável.
Decorreram ainda várias sessões plenárias com o foco em importantes temas para o setor, como é o caso da “Água e Economia”, da “Gestão de Resíduos”, das “Alterações Climáticas e Resiliência das Infraestruturas” e das “Águas Pluviais”.

O programa técnico incluiu ainda um grande número de apresentações nos temas gerais Abastecimento de Água, Águas Residuais e Pluviais, Resíduos Sólidos, Engenharia Sanitária e Saúde Pública, Gestão e Sustentabilidade das Entidades Gestoras, onde foram discutidos os desenvolvimentos técnicos, as inovações científicas e as opções tecnológicas no setor da engenharia sanitária e ambiental.