Águas do Norte aposta na Cibersegurança


Com o objetivo de apostar na garantia da proteção dos serviços vitais de informação e a consequente melhoria contínua da cibersegurança nacional, a Águas do Norte estabeleceu um Protocolo de Cooperação com o Gabinete Nacional de Segurança (GNS) e Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), tendo o mesmo sido assinado no presente mês de outubro.

O Gabinete Nacional de Segurança, no qual funciona o Centro Nacional de Cibersegurança, tem diversas participações internacionais, podendo estabelecer parcerias, protocolos e outras formas de cooperação com entidades nacionais e estrangeiras. Nesse âmbito, implementa e desenvolve igualmente medidas de prevenção, monitorização, correção, entre outras, de forma a fazer face a incidentes de cibersegurança e ciberataques.

Desta forma, e numa lógica de serviços partilhados, o protocolo agora celebrado abrange várias áreas de cooperação, com o propósito de promover o desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento e das capacidades nacionais de cibersegurança, sobretudo no setor da água.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.