Aquaquiz


Grupo Águas de Portugal lança jogo de sensibilização para o valor da água

A partir de 1 de fevereiro, estará disponível online um novo jogo pedagógico em formato de quiz, lançado pelo Grupo AdP – Águas de Portugal com o objetivo de fomentar a literacia ambiental e promover a educação e a sensibilização para o valor da água, no qual a Águas do Norte está fortemente empenhada.

Denominado AQUAQUIZ, este novo jogo pedagógico foi concebido para ser jogado por alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico em ambiente de sala de aula, no formato de “Tabuleiro Virtual” acessível no endereço www.aquaquiz.pt.

O quiz é composto por perguntas relativas a diferentes dimensões da água, com dois níveis de dificuldade, abrangendo matérias dos conteúdos programáticos dos dois ciclos de ensino, agrupadas em quatro categorias: Planeta Azul, Aqua Lab, Fábricas de Água e Uso Eficiente.
Para assinalar o lançamento do jogo, entre 1 de fevereiro e 17 de maio de 2019 decorre uma competição nacional que vai premiar alunos, professores e escolas de todo o país.

Além do tabuleiro virtual, que pode ser jogado por grupos de dois a cinco jogadores, o jogo está disponível em aplicação móvel (app) para smartphone (iOS e Android) para ser jogado em formato de “Batalha” entre dois jogadores.
O AQUAQUIZ é gratuito e pode também ser jogado em ambiente familiar ou com amigos, quer no tabuleiro virtual quer no formato batalha.

Financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, o jogo AQUAQUIZ é uma das ferramentas disponibilizadas pelas empresas do Grupo AdP a professores e comunidades educativas com vista a apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas participativas, criativas e dinâmicas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Águas do Norte, SA iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.