Águas do Norte promove sessões para divulgação do livro “O Senhor Ribeiro e o Guarda-rios”


Municípios aderiram à proposta da Águas do Norte para receberem as sessões de apresentação do livro “O Senhor Ribeiro e o Guarda-rios”

undefined
Na sequência da candidatura apresentada e aprovada pela Águas do Norte ao Fundo Ambiental, com o intuito do financiamento para a promoção e operacionalização de uma campanha de Educação Ambiental no âmbito do programa “Valorização do Território – Proteção da Paisagem e dos Recursos - Ciclo Urbano da Água – Proteção da Água”, nasceu o projeto do livro infantojuvenil “O Senhor Ribeiro e o Guarda-rios”.

A Águas do Norte iniciou assim no final de 2018 este projeto de atividades didáticas e de educação ambiental, que consistiu na promoção do livro através de sessões a realizar nos municípios utilizadores do sistema. Este livro infantojuvenil, pretende passar a mensagem às crianças da necessidade de proteger o território, a natureza, a paisagem e a ÁGUA, reeducando os hábitos da comunidade no uso sustentável da água, através de uma atividade lúdica e inserida numa abordagem ao ciclo da água.

Foi ainda desenvolvida uma aplicação para telemóvel, a disponibilizada às crianças e jovens, que serve como instrumento complementar à leitura e interação lúdica do livro, a qual inclui dicas e estímulos comportamentais e outros conteúdos didáticos e pedagógicos. Nas sessões nos Municípios que integram o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, foi feita uma narrativa ilustrada, pelos dois autores da obra, Pedro Seromenho, escritor e Sebastião Peixoto, ilustrador da história, sendo ainda feita uma demonstração da aplicação informática que acompanha o livro.

No final das cerca de 60 sessões realizadas foram oferecidos exemplares dos livros às crianças presentes, bem como às bibliotecas escolares e municipais. De realçar que neste projeto, para além das 54 sessões feitas, foram entregues às cerca de 7.000 crianças dos 1.º e 2.º ciclos que assistiram às sessões, o mesmo número de exemplares do livro “O Senhor Ribeiro e o Guarda-rios”.