Águas do Norte participa nas 11ªs Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos


A Águas do Norte participou nas 11ªs Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos (JTIR) que decorreram no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, nos dias 14 a 18 de novembro. Este evento, promovido pela Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), teve como tema central “Economia Circular: novos modelos, novos negócios".

As duas comunicações da Águas do Norte, apresentadas pelo Diretor de Exploração, Pedro Bastos, foram dirigidas aos diversos agentes do setor da água presentes no certame e tiveram como tema principal a Transformação de Resíduos em Recursos na Águas do Norte, no âmbito do Plano TERRA.

Estas Jornadas tiveram por base um programa científico centrado na gestão sustentável de resíduos nos novos modelos da economia circular, tendo abrangido um conjunto de temas emergentes como o caso do Licenciamento de Operadores de Gestão de Resíduos, a Recolha Seletiva de Bioresíduos e a Avaliação de modelos para a Tara retornáveis.

Para compartilhar pensamentos críticos e discutir ideias sobres estas temáticas, contaram com um vasto conjunto de profissionais do setor de resíduos, industriais, formuladores de políticas, altos executivos, investigadores, empresários e funcionários do governo local e central, entre outros especializados do setor.

Na sessão de abertura, Carlos Martins, presidente da Comissão Científica destas 11as Jornadas, começou por louvar o evento que “em muito tem contribuído para grandes reflexões que o país tem feito em torno daqueles que são os temas em cada momento”, acrescentando que estes são “relevantes para o avanço das nossas políticas públicas setoriais”.