Águas do Norte vai implementar projeto piloto para contadores de água inteligentes


A Águas do Norte vai testar um sistema piloto de telemetria, que contempla a incorporação de tecnologia inteligente em cerca de 800 contadores de água. Prevê-se que o processo esteja concluído no prazo de três meses, sendo testado em duas  Zonas de Medição e Controlo (ZMC) localizadas na rede pública de abastecimento de água no Município de Amarante.

A implementação desta tecnologia de telemetria permite que os contadores de água fiquem ligados a equipamentos concentradores que, por sua vez, emitem as leituras para um sistema central, onde são recolhidas e processadas.

A Águas do Norte pretende testar esta solução considerando que podem existir no futuro enormes vantagens deste tipo de sistemas, a começar pela melhoria do serviço prestado aos utilizadores. Num futuro muito próximo, a faturação relativa ao fornecimento de água poderá deixar de ser realizada com base em estimativas, sendo que a atual leitura manual que agora é efetuada será substituída por várias leituras diárias realizadas de forma remota e automática.

Deste modo, além da eliminação de situações de reclamação, a Águas do Norte poderá passar a dispor de condições para avisar no imediato os clientes/utilizadores logo que ocorram eventuais fugas na rede predial. Os mesmos clientes poderão também controlador os seus próprios consumos numa base diária, através do acesso a uma plataforma informática que lhes dará essa informação.

Por outro lado, será possível identificar mais facilmente as fraudes e os consumos ilícitos, podendo a Águas do Norte conseguir leituras em tempo real do consumo total na rede pública. Essa circunstância irá permitir detetar com maior celeridade as fugas nos sistemas, constituindo um importante mecanismo na luta contra as perdas de água.

Ao facultar a monitorização diária dos consumos nas Zonas de Medição e Controlo, a leitura remota facilita a deteção dos desvios e, consequentemente, a agilização das intervenções para reduzir as perdas de água.

Este projeto piloto insere-se na estratégia que a empresa tem vindo a desenvolver na implementação de sistemas e processos que apostem em tecnologias para a recolha de dados relativos aos serviços que presta, com o objetivo de os tornar mais inteligentes e consequentemente mais eficazes e eficientes.

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