Ações de sensibilização sobre Água para Reutilização – ApR


Realizaram-se nos passados dias 12 e 13 de fevereiro, as ações de sensibilização sobre a “Água para Reutilização – ApR”, a primeira na ETA de Areias de Vilar, e a segunda na sede da empresa, em Vila Real.

Ambas as sessões foram bastante dinâmicas, com a interação de todos os participantes, não só aqueles mais diretamente ligados à exploração das infraestruturas de águas residuais, como também todos os restantes colaboradores da empresa que estiveram presentes nestas ações.

Foram igualmente divulgados e analisados diversos conteúdos relativos ao regime jurídico de produção de Água para Reutilização, obtida através do tratamento de água residuais, bem como da sua utilização, por forma a promover a correta utilização e a evitar efeitos nocivos para a saúde e para o ambiente.

Numa primeira fase, pretende-se o incremento da qualidade da ApR, no sentido de assegurar a proteção da saúde humana, em especial dos técnicos operativos que estão mais expostos ao respetivo processo de produção e utilização da mesma.

No que à quantidade diz respeito, objetiva-se que 90% da necessidade da água afeta às atividades nas Estações de Tratamento de Águas Residuais seja suprimida com a utilização da ApR.

Neste sentido, debateram-se os desafios e dificuldades que surgem e quais as possíveis ações de melhoria, nomeadamente as diversas tecnologias de filtração e desinfeção, a abordagem multibarreiras e a conjugação entre estes fatores.

Foi uma sessão profíqua e de troca de experiências, que por certo enriqueceu todos os participantes e elucidou para os desafios com que a Águas do Norte se irá deparar e que  a todos dizem respeito.

undefined