Estação de Tratamento de Águas Residuais do Ave


A qualidade que se verifica nas praias no litoral dos Municípios de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, evidenciada na atribuição das bandeiras azuis anunciada recentemente, não é alheio o papel fundamental que a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Ave tem tido na melhoria da qualidade da água balnear nas praias com uma localização próxima da foz do rio Ave.

Esta ETAR, localizada na Freguesia de Tougues, no Concelho de Vila do Conde, trata anualmente cerca de 5 milhões de metros cúbicos de águas residuais, atendendo uma população de aproximadamente 120.000 habitantes residentes nos Municípios de Vila do Conde e Póvoa do Varzim, assim como a respetiva população flutuante. Trata-se de uma instalação de referência no que diz respeito ao respetivo tratamento, apresentando tecnologias de ponta que garantem, em permanência, um elevado grau de exigência no que diz respeito à qualidade das águas residuais tratadas. De salientar ainda que esta instalação tem uma unidade de produção de energia limpa, recorrendo a energia solar e ao biogás produzido pelo processo de tratamento, permitindo desta forma ter níveis de autossuficiência próximos da neutralidade energética.

Por outro lado, na bacia hidrográfica do rio Ave, a Águas do Norte é ainda responsável pela exploração e gestão de mais 8 ETAR nos Municípios de Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Fafe, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, que, no seu conjunto, permitem o tratamento adequado de um volume de efluente igual a cerca de 40 milhões de metros cúbicos por ano, ao qual correspondem não só as águas residuais domésticas de aproximadamente 500.000 habitantes residentes nos Municípios referidos, como também o efluente industrial de todas as unidades industriais localizadas nesta região e que corresponde a cerca de 25% do volume total tratado.

A Águas do Norte, enquanto empresa concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, vem deste modo congratular-se pelo facto de terem sido atribuídas as Bandeiras Azuis às praias existentes nos Municípios de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, o que é representativo da qualidade que as mesmas apresentam e pelas excelentes condições que proporcionam à população residente nestes Municípios e a todos aqueles que procuram as suas praias na época balnear, qualidade essa para a qual muito contribuiu a atividade e o desempenho desta empresa, no âmbito da missão que lhe foi atribuída no que diz respeito à drenagem e tratamento em alta das águas residuais produzidas nos Municípios localizados nesta bacia hidrográfica.

A bandeira azul foi hasteada nas 15 praias de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, de acordo com anúncio feito pela Associação Bandeira Azul. Este título é atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.

Como a comprovar a qualidade da água neste local, um grupo de golfinhos foi recentemente avistado junto à foz do rio Ave, um fenómeno que não é comum na zona. De salientar que os golfinhos escolhem água mais límpidas, sendo portanto este um bom indicativo da qualidade da água que atualmente se verifica nas águas superficiais que constituem esta bacia hidrográfica, e nomeadamente na sua principal linha de água – o rio Ave.

undefined