Águas do Norte entrega prémios de inovação “Uma Gota uma Ideia”


A cerimónia de entrega dos prémios da 1.ª edição do concurso uma “Uma Gota uma Ideia” realizou-se na passada quinta-feira, 19 de novembro, e teve e a particularidade de ter sido em formato totalmente digital, combinando a emissão em “direto” na sede da Águas do Norte com a intervenção de convidados externos via plataforma zoom.

Na sessão, que contou com uma vasta participação on-line, foram conhecidos os vencedores desta 1.ª edição da iniciativa promovida pela área de inovação da Águas do Norte, tendo sido premiados os melhores projetos apresentados, de entre as cerca de 30 propostas que foram submetidas por um elevado número de colaboradores desta concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em alta, e do sistema de águas da Região do Noroeste, em baixa.

A cerimónia, que foi aberta pelo Presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, Eng. José Machado do Vale e encerrada pelo Engº João Pedro Neves, Administrador da Águas de Portugal, S.A., contou ainda com a participação da Engº Alexandra Serra, Presidente da Águas de Portugal, Serviços Ambientais, que fez uma intervenção sobre a importância da Inovação no Grupo AdP, e do Professor Paulo Soeiro de Carvalho (ISEG), cujo tema abordou as Estratégias e Competências para um Mundo Incerto e em Aceleração Exponencial

No decorrer desta sessão, foram ainda apresentadas e distinguidas as três ideias finalistas, tendo o primeiro prémio sido atribuído ao projeto “Eco – Micro-Hídrica Energia para a AdNorte ”, da autoria dos colegas Duarte Calhelha, Emanuel Carneiro e Miguel Campos. O projeto “Codigestão – Rumo à neutralidade energética”, classificado em segundo lugar, foi apresentado pela equipa constituída pelo Rui Vilaverde, Diana Duarte e Lara Castro, ficando a proposta elaborada pela Alda Pereira, o Duarte Calhelha e o Miguel Campos, designado como “A roda ApR, movida com efluentes tratados e aplicada em usos urbanos”, na terceira posição.
De salientar ainda que houve lugar à atribuição de menções honrosas a mais sete das propostas apresentadas e que todos os participantes no concurso de ideias receberam um diploma de participação.

Este programa, que deverá prosseguir nos próximos anos, tem como objetivo, promover a criatividade de cada colaborador e a sua capacidade para a criação de valor para a empresa, promover a aproximação, conhecimento e reconhecimento entre os colaboradores e apoiar o desenvolvimento de pequenos projetos, medidas e ações que visem a melhoria e eficiência dos processos. Pretende-se que esta iniciativa seja ainda uma referência no setor e um instrumento de promoção da valorização do conhecimento, no sentido de reconhecer todos os colaborados da Águas do Norte e fazendo dos premiados exemplos a seguir.

undefined