Águas do Norte inicia projeto de inspeção das torres de comunicações do Alto Minho e Vale do Ave


Tendo como objetivo a identificação do estado de conservação das infraestruturas que constituem o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, a Águas do Norte avançou com um projeto de inspeção das suas infraestruturas de comunicações do Alto Minho e Vale do Ave.

Os serviços serão realizados pelo ISQ - Instituto De Soldadura e Qualidade, e contemplam um conjunto de ações de inspeção, através de várias metodologias de análise.

A avaliação da condição de cada uma das infraestruturas decorre do facto de a Águas do Norte possuir cerca de 55 torres de comunicação, pretendendo desta forma atualizar o respetivo cadastro e avaliar o seu estado e condição, através da identificação de eventuais patologias tendo em vista a eventual correção posterior.

Por outro lado, pretende-se igualmente avaliar a capacidade de potenciar a infraestrutura, tendo em consideração a possibilidade de, no futuro, poder acomodar outro tipo de tecnologias, como por exemplo o 5G, por forma a poder explorar eventuais sinergias com outras entidades.

Este sistema de comunicação, que suporta uma rede de rádio wimax e constitui uma componente importante da telegestão deste sistema multimunicipal, garante a comunicação de controlo de vários sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais da empresa, permitindo ainda a tomada das melhores decisões do ponto de vista operacional.

undefined