Águas do Norte comemorou o Dia Mundial do Ambiente e da Criança


No âmbito da comemoração do dia mundial do ambiente e da criança, a Águas do Norte associou-se à autarquia de Celorico de Basto e ao destacamento territorial da GNR de Guimarães para promover diversas atividades na área da educação ambiental.


Destinado a crianças do pré-escolar e 1.º ciclo, o evento comemorativo do “Dia Mundial do Ambiente e da Criança”, realizou-se no passado dia 7 de junho, no Parque Urbano do Freixeiro, em Celorico de Basto, e teve como ponto alto uma Eco Caminhada com o objetivo de promover práticas para uma vida saudável.


A iniciativa levada a cabo, onde não faltaram as demonstrações, exposições, atividades lúdico-pedagógicas e experiências relacionadas com a importância da água, defesa da floresta e do meio ambiente, reuniu aproximadamente 1 000 crianças e idosos, numa oportunidade única de unir várias gerações em volta de valores que tocam o ambiente e os afetos. 


A AdNorte consciente da sua importância na educação cívica e do papel que desempenha na melhoria das condições ambientais e conhecedora da importância do desenvolvimento da consciência ambiental das crianças e jovens, entendeu associar-se a esta iniciativa, através da campanha “Beba Água da Torneira”, na qual distribuiu água e brindes pelos participantes.


Com mais esta iniciativa, pretendeu-se assim desenvolver o programa de Educação Ambiental da empresa, que possibilita uma maior proximidade junto dos seus utilizadores, no sentido de promover e enraizar os conceitos de educação e sustentabilidade ambiental. 


Para além do objetivo primordial desta iniciativa, que passou pela sensibilização da população escolar para a importância da sustentabilidade dos recursos naturais e para o valor da água, a AdNorte pretendeu também dar a conhecer o seu papel enquanto dinamizadora do desenvolvimento sustentável na região onde atua.


A Águas do Norte, S.A. é a entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, sendo responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público, e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.


A empresa assume também a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo, numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.