Águas de Portugal introduz 127 veículos elétricos na frota operacional e instala postos de carregamento de norte a sul do País


As 12 empresas gestoras de sistemas de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais do Grupo AdP – Águas de Portugal vão integrar veículos 100% elétricos na respetiva frota automóvel operacional.
Este é um projeto apoiado pelo Fundo Ambiental ao abrigo da Estratégia Nacional para a Mobilidade Elétrica e inclui ainda a instalação de 134 postos de carregamento de norte a sul do País.

Lisboa, 10 de outubro de 2017 – O Grupo AdP – Águas de Portugal vai integrar veículos 100% elétricos na frota automóvel operacional, o que vai permitir, no conjunto das 12 empresas gestoras de sistemas de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais que operam de norte a sul do País, reduzir em cerca de 43% a respetiva emissão de gases com efeitos de estufa, em particular o CO2.
A introdução de veículos de baixas emissões é uma das medidas previstas no PEPE – Plano de Eficiência de Energia Elétrica 2020 do Grupo AdP, apresentado publicamente em maio passado, e abrange a aquisição de 127 veículos ligeiros (76 de passageiros e 51 de mercadorias) e a instalação de 134 pontos de carregamento de norte a sul do País.
A conversão dos veículos privilegia a substituição de viaturas com mais de 8 anos de idade média e com maior quilometragem, que produzem mais emissões de gases com efeito de estufa e têm maiores consumos de combustível.
 “As nossas equipas de operação estudaram a adequação dos novos veículos elétricos às rotas operacionais que percorremos diariamente de norte a sul no país e desenharam o mapa de cobertura ótimo de pontos de carregamento a instalar nas nossas infraestruturas. Somos uma Empresa de Ambiente em Portugal e com esta medida conseguimos, simultaneamente, maior qualidade ambiental, eficiência energética e racionalidade económica” destaca João Nuno Mendes, Presidente do Grupo AdP.
A par da introdução de veículos de baixas emissões, o Grupo AdP promoverá também, entre outras ações, a certificação energética da frota automóvel das suas empresas, a implementação de um sistema de georreferenciação e monitorização da frota e a formação dos seus trabalhadores para a eco condução.

undefined

Empresas abrangidas pelo projeto de conversão da frota operacional
Águas do Norte, S.A.
Águas do Douro e Paiva, S.A.
SIMDOURO - Saneamento do Grande Porto, S.A.
AdRA - Águas da Região de Aveiro, S.A.
Águas do Centro Litoral, S.A.
Águas do Tejo Atlântico, S.A.
EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.
Águas do Vale do Tejo, S.A.
SIMARSUL – Saneamento da Península de Setúbal, S.A.
Águas de Santo André, S.A.
AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A.
Águas do Algarve, S.A.