Águas do Norte integra o sistema do Alvão


A Águas do Norte e o Município de Vila Real formalizaram, no dia 17 de novembro, o acordo relativo à integração do Sistema de Abastecimento de Água do Alvão no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal. Este acordo, que se concretizará definitivamente em 2020, permitirá solucionar um litígio sobre a exclusividade da captação, tratamento e distribuição de água em “Alta” no concelho de Vila Real.

O Sistema do Alvão, integra um conjunto de infraestruturas de captação, tratamento,armazenamento e distribuição de água potável que pode servir mais de 60 % da população residente no concelho de Vila Real, especialmente à cidade sede do Concelho. É composto por duas Barragens, a de Cimeira, localizada na freguesia de Vila Marim, com uma capacidade de armazenamento para 1.500.000 m3, e a de Fundeira, localizada na União das freguesias de Borbela e Lamas de Olo, com capacidade para 145.000 m3. Fazem ainda parte deste Sistema a ETA do Alvão, localizada na União das freguesias de Borbela e Lamas d’Olo, que tem capacidade de produção de 360 m3/hora, bem como dois Reservatórios gerais com capacidade unitária de 750 m3.

A Águas do Norte, S.A. é a entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, sendo responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público, e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

A empresa assume também a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo, numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.