Águas do Norte realiza investimento de 5 milhões de euros na rede pública de saneamento em Santo Tirso


As obras de alargamento da rede pública de saneamento já arrancaram, conforme assinalado esta segunda-feira numa das frentes de obra, na freguesia de Água Longa, e englobam 17 localidades do município de Santo Tirso e mais de 10 mil fogos.

No âmbito da Parceria do Sistema de Águas da Região do Noroeste, a Águas do Norte, S.A. tem em curso duas novas empreitadas de execução de redes de saneamento, que irão permitir o aumento da cobertura relativa à recolha domiciliária de águas residuais no Município de Santo Tirso.

Com a construção de cerca de 60 quilómetros de rede de saneamento, que beneficiam de comparticipação de fundos comunitários, no final de 2018 o Município de Santo Tirso ficará com uma taxa de cobertura domiciliária na ordem dos 80%, passando a abranger mais de 20 mil clientes.

O projeto de extensão da rede pública de esgotos foi desenvolvido em parceria pela Águas do Norte e a Câmara Municipal de Santo Tirso e vai abranger as Freguesias de Rebordões, S. Tomé de Negrelos, Vila das Aves, Areias, Lama, Palmeira, Sequeirô, Agrela, Água Longa, Monte Córdova, Refojos, Reguenga, S. Martinho do Campo, S. Mamede de Negrelos, S. Salvador do Campo, Roriz e Vilarinho.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”. Assume igualmente a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, em resultado da celebração de uma Parceria entre o Estado (Administração Central) e 8 Municípios (Administração Local) dos quais o município de Santo Tirso faz parte.

A Parceria do Sistema de Águas da Região do Noroeste responde aos interesses do município de Santo Tirso, na medida em que cria as condições de dimensão e de organização necessárias à realização dos imprescindíveis investimentos de ampliação e de remodelação das redes municipais de drenagem de águas residuais.

undefined