Águas do Norte leva sensibilização ambiental às escolas


Integrada no projeto de educação ambiental da Águas do Norte, realizou-se no passado dia 12 de março, uma ação de sensibilização ambiental, com o tema “Experiência Ciclo da Água”, no Centro Social e Cultural de Riba de Ave, em Vila Nova de Famalicão.

Como chega a água às nossas torneiras e que tratamento recebe para que possa ser consumida com qualidade? O que acontece à água depois de utilizada nas nossas casas e empresas? Em que condições é devolvida aos cursos naturais de água? Estas são algumas perguntas que tiveram resposta na iniciativa que a Águas do Norte dinamizou junto de cerca de 80 crianças do pré-escolar.

Dentro das ações desenvolvidas e dos objetivos que se pretendiam atingir destacam-se a exploração do ciclo da água através de experiências sobre os vários estados da água, abordando tópicos como a água no dia-a-dia, a importância da água, água para consumo, estados físicos da água, o ciclo da água e o ciclo urbano da água.

O objetivo desta iniciativa foi permitir aos alunos conhecerem a complexidade das atividades e processos que são desenvolvidos, de forma a assegurar o fornecimento de água para consumo humano e o tratamento das águas residuais, não só de origem doméstica como industrial.

Esta ação constituiu a primeira de mais de 100 iniciativas integradas no projeto de educação ambiental, que a Águas do Norte irá levar a cabo pela até ao final do corrente ano letivo em várias Escolas dos Municípios que fazem parte do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined