Águas do Norte inicia execução da ETAR de Terras de Bouro


A Águas do Norte vai iniciar a empreitada de execução da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Terras de Bouro, no município de Terras de Bouro, na sequência da adjudicação da mesma ao consórcio constituído pelas empresas Moinhos Água e Ambiente, Lda. e Construções Gabriel Couto, S.A. O investimento, no valor de cerca de 1,2 milhões de euros, tem o prazo de execução de 280 dias e está localizado na freguesia de Souto, junto ao rio Homem.

Com a execução desta infraestrutura, que vai servir cerca de 1.778 habitantes equivalentes, a Águas do Norte pretende resolver os problemas de tratamento de águas residuais em várias freguesias do município de Terras de Bouro, sendo agora disponibilizada a uma parte significativa da população residente a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, que integra o Município de Terras de Bouro, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.
undefined

Publicado a: 14 de Janeiro de 2020