Adjudicada a Empreitada de Beneficiação da ETA do Pinhão


Foi recentemente assinado o contrato de empreitada para a realização das obras de beneficiação da Estação de Tratamento de Água do Pinhão, em Vila Real.

A empreitada, celebrada com o empreiteiro “Ambiágua, Gestão de Equipamentos de Águas, S.A.”, consiste em converter os decantadores existentes em órgãos de flotação, dimensionados para um caudal de 310m3/h cada, equipados com sistema de fabricação de gás fino e composto por sistema de saturação e grupos eletrobomba, que promovem a recirculação interna de forma a permitir a separação dos sólidos (flocos/lamas) da parte líquida (água "tratada").

A parte sólida será removida com recurso a uma ponte raspadora, que encaminhará as lamas recolhidas para uma caleira a ligar ao espessador.

A realização desta obra é essencial para o aumento da eficiência e resiliência do processo de tratamento da instalação, para os regimes de caudais atuais e também para as eventuais variações significativas da qualidade da água bruta decorrentes do regime de exploração da albufeira do Pinhão.

Esta obra representa um investimento de cerca de 498 mil euros, sob a gestão da equipa Direção de Engenharia e Gestão de Ativos.

A ETA do Pinhão tem uma capacidade para produzir 620 m3/hora de água tratada, um total de 14.880 m3/dia, compreendendo as seguintes fases de tratamento: captação, pré-oxidação, remineralização/ recarbonatação, coagulação-floculação, decantação lamelar, filtração e desinfeção final. A água tratada é armazenada num reservatório de duas células, com a capacidade total de 1.200m3.

O subsistema de abastecimento de água de Torre do Pinhão serve os concelhos de Vila Real, Peso da Régua, Sabrosa e Alijó e permite o abastecimento de água potável a cerca de 60 mil habitantes.

undefined