SmartLAB – O laboratório do futuro


A Águas do Norte deu início a um novo projeto que permitirá até ao final do ano de 2021 criar um novo modelo no Sistema de Gestão de Informação do Laboratório (LIMS), assente em pilares de Agilidade, Qualidade e Segurança.

O projeto SmartLab pretende aplicar um conjunto de tecnologias digitais no Laboratório de forma a alcançar serviços de referência e diferenciados, com uma filosofia inovadora, de confiança e de excelência.

Pretende-se melhorar a maturidade digital, disponibilizando formas mais confortáveis e praticas de trabalhar, prezando a comodidade e agilidade nos processos, sempre com foco na segurança e qualidade.

Com base neste conceito SmartLAB, a informação deverá fluir de forma automatizada e integrada entre todos os sistemas e/ou equipamentos, dando corpo ao principio: "Informação disponível em qualquer lugar, para ser utilizada por quem necessita, no momento em que necessita."

Esta abordagem permite dotar o Laboratório da Águas do Norte de vantagens únicas em termos de eficiência operacional, duma forma totalmente controlada. Fica também o laboratório melhor preparado para se adaptar dinamicamente aos desafios do seu cliente interno (e outros), por via da capacidade de alterar, atualizar, expandir e integrar rapidamente os seus processos de trabalho.

Trata-se de uma iniciativa inovadora, com as seguintes atividades principais:

  • Integração de equipamentos analíticos no LIMS de forma a coletar automaticamente dados;
  • Integração com outros sistemas/plataformas (Sistema de Gestão Operacional, SIG, etc.);
  • Mobilidade e interação com o exterior (Módulo de colheitas, disponibilização de informação ao exterior, indicadores de gestão e indicadores de operação, etc.)

Publicado a: 11 de setembro de 2020