Águas do Norte conclui empreitadas no Município de Santo Tirso


No âmbito do sistema de águas da Região do Noroeste, foi recentemente concluída no Município de Santo Tirso a empreitada de execução das redes de drenagem de águas residuais de Água Longa, através das quais a Águas do Norte irá aumentar o respetivo serviço em baixa a mais cerca 2.100 pessoas residentes nas freguesias de Agrela, Água Longa, Monte Córdova, Reguenga e União de Freguesias de Carreira e Refojos de Riba de Ave.

Com a instalação de 25.000 metros de rede de saneamento de águas residuais executados no âmbito destas empreitadas, assim como com o prolongamento em cerca de 900 metros do intercetor do rio Leça, em Monte Córdova, foi igualmente possível a instalação de 850 ramais de ligação ao coletor de águas residuais, que terá como destino final a ETAR de Água Longa, localizada no mesmo Município.

Ainda no Município de Santo Tirso, encontra-se atualmente em fase de conclusão a empreitada de execução das redes de drenagem do sistema de águas residuais de Rabada e de Lordelo/Aves, que abrangem as freguesias de Areias, Lama, Sequeirô, Burgães, Rebordões, S. Tomé de Negrelos, Vila das Aves e Roriz, relativas ao sistema da ETAR de Rabada, e as freguesias de Roriz, S. Mamede de Negrelos, S. Salvador do Campo, S. Martinho do Campo e Vilarinho, cujo efluente será objeto de tratamento adequado na ETAR de Lordelo.

A empreitada inclui a construção de rede de saneamento de águas residuais, em baixa, com uma extensão de 35.000 metros, permitindo ainda a instalação de cerca de 1.250 ramais de ligação ao coletor de águas residuais e o consequente alargamento do serviço de saneamento prestado pela Águas do Norte a mais cerca de 3.300 habitantes residentes nas referidas freguesias do Município de Santo Tirso.

O valor total do investimento efetuado nestas empreitadas foi de aproximadamente 5 milhões de euros, tendo o mesmo sido comparticipado em 59,6% por fundos comunitários, e no montante de cerca de 2 milhões de euros (40,4%) pela Câmara Municipal de Santo Tirso.

Com a execução destas infraestruturas de drenagem de águas residuais, a Águas do Norte pretende continuar a resolver os problemas de drenagem de águas residuais no município de Santo Tirso, permitindo dessa forma a melhoria significativa da qualidade de vida das sua população e a preservação do meio ambiente.
De referir que as ligações à rede de saneamento são gratuitas, para todos os ramais domiciliários que não ultrapassem os 20 metros de extensão entre a rede pública de saneamento e o limite de cada propriedade.

A Águas do Norte, S.A., é a entidade gestora do Sistema de Águas da Região do Noroeste, sendo por isso responsável pela exploração dos serviços públicos de abastecimento de água para consumo público e saneamento de águas residuais nos Municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto e Cinfães, e dos serviços públicos de saneamento de águas residuais nos Municípios de Fafe, Santo Tirso e Trofa.

undefined