Águas do Norte reduz água não faturada e perdas de água


Anualmente, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) publica o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos (RASARP) que sintetiza a informação mais relevante referente à caraterização e evolução do setor, referenciada a 31 de dezembro de cada ano, incluindo a avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores, benchmarking do desempenho das entidades gestoras, monitorização legal e contratual e enquadramento económico-financeiro do setor.

De acordo com a última edição anual do RASARP 2020, com dados a 31 de dezembro de 2019, no espaço de um ano, a média continente do total de água não faturada, caiu 0,6%, situando-se agora nos 28,8%.

O Sistema de águas da região do Noroeste obteve um desempenho muito bom, sendo que no Ranking (NUT Norte - Área predominantemente rural), em 50 lugares, subiu 8 e no Ranking Nacional, em 256 lugares, subiu 28.


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Figura 1 – AA08 baixa – Água não faturada (%) – NUTS Norte – 2018/2019


Nas figuras seguintes pode verificar-se a evolução da água não faturada desde 2015 até 2020 e respetivo ranking:

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(*) Previsão
Figura 2 – AA08 baixa – Água não faturada (%) – NUTS Norte – 2015/2020

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(*) Previsão
Figura 3 – Ranking Nacional e NUT Norte (Área predominantemente rural) – 2015/ 2020


Em Portugal Continental, a avaliação do valor da média do indicador das perdas reais de água, no serviço em baixa, e nos casos em que a densidade de ramais é inferior a 20/km de rede, apresenta uma evolução desfavorável até 2017, uma evolução favorável em 2018 e uma nova evolução desfavorável em 2019.

Relativamente ao Sistema de águas da região do Noroeste, essa situação não se verificou, graças à dedicação de toda a equipa das Redes Municipais, que demonstrou, uma vez mais, a excelência do trabalho que tem sido desenvolvido.

A motivação e a vontade de continuar a evoluir é exemplar, os resultados são uma consequência disso mesmo como se pode ver na figura 4.

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Figura 4 – AA12 baixa - Perdas Reais – 2015/ 2020

Verificou-se uma redução na Água Entrada no Sistema, consequentemente, a Água Não Faturada, reduzindo também as Perdas Reais, mas ainda há muito trabalho a fazer!

Tudo isto não seria possível sem a contribuição de todas as áreas da Águas do Norte, especialmente as que têm intervenção direta nas medidas operacionais que se têm vindo a implementar, na monitorização, no cadastro, na implementação do plano de gestão de eficiência hídrica, no desenvolvimento da plataforma Biwater, destacando-se o trabalho feito em colaboração com a equipa da Gestão de Ativos e Engenharia (CCI), com a equipa dos Sistemas e Tecnologias de Informação (STI), com a equipa de Gestão Técnica e Instrumentação e com a equipa de SIG.