Águas do Norte atualiza sistemas de Automação, Supervisão e Controlo em 20 estações de tratamento de águas residuais


A Águas do Norte concluiu os trabalhos de atualização, remodelação e virtualização dos sistemas de automação e supervisão das infraestruturas que constituem os sistemas de saneamento de águas residuais que explora no âmbito do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, nomeadamente em 20 das estações de tratamento de águas residuais (ETAR) que o integram.

Os serviços realizados compreenderam a implementação de um sistema de supervisão, agregador de várias infraestruturas de saneamento, capaz de uniformizar a visualização dos processos das várias infraestruturas.

Os trabalhos realizados contemplaram ainda a atualização dos respetivos sistemas de automação, bem como de toda a componente SCADA, incluindo a integração dos dados operacionais no Sistema Gestão Operacional (GERE).

O sistema SCADA funciona em ambiente virtualizado e de mobilidade, em regime de alta disponibilidade, com o mais recente sistema operativo, o que permitiu também melhorar o seu índice resiliência e cibersegurança.

Foram ainda desenvolvidas diversas melhorias na automatização dos processos, de modo a possibilitar a implementação dos períodos tarifários nas várias fases dos sistemas de tratamento: arejamento, desodorização e recirculação de lamas, tendo igualmente sido concebidos novos quadros sinóticos e alterada a programação dos autómatos, de modo a que seja possível o funcionamento flexível e parametrizável dos diferentes períodos tarifários.

O sistema implementado trará melhoria das capacidades, nomeadamente de operação remota, garantindo uma atuação mais precisa e com identificação prévia das ocorrências. O objetivo final é assegurar um maior controlo sobre eventuais ocorrências, diminuindo assim os tempos de resposta na resolução dos problemas.

Os serviços necessários ao desenvolvimento do projeto foram realizados internamente, pelas equipas das Direções de Exploração e de Tecnologias de Informação, em estrita colaboração com empresas externas da especialidade.

Esta é mais uma medida da estratégia de digitalização que a Águas do Norte tem vindo a implementar, e que se pretende que possa impactar positivamente na eficiência das operações das nossas infraestruturas.

undefined

undefined