ETAR de Gaia Litoral recebe visita internacional


A Estação de Tratamento de Águas Residuais de Gaia Litoral, sita em Vila Nova de Gaia, recebeu no passado dia 24 de novembro, a visita técnica dos alunos da disciplina de Mecânica do Centre de Formation de Sorigny localizado em França.

Foram cerca de 30 visitantes, entre alunos e professores, que assistiram às explicações da técnica Ermelinda Barreiro da AdNorte que acompanhou a visita guiada à ETAR de Gaia Litoral em que tiveram a oportunidade de verificar como se efetua o tratamento das águas residuais e como é feita a devolução do efluente tratado ao meio hídrico em condições ambientalmente seguras. De salientar que esta instalação é uma das maiores ETAR do país, tendo capacidade para tratar mensalmente cerca de 900 000 m³ de efluente por mês.

Simultaneamente, com esta visita pretendeu-se assinalar o Dia Mundial do Saneamento, que se comemorou no dia 19 de novembro em todo o mundo, como forma de demonstrar como este serviço público é essencial e de grande relevância para a qualidade de vida das pessoas, sendo prestado de forma contínua e com qualidade.

Todos os anos, as infraestruturas da AdNorte, nomeadamente as ETA e as ETAR, recebem visitas de alunos de várias instituições de ensino superior, por forma a complementar os conhecimentos previstos nos conteúdos programáticos, só no primeiro ano de atividade da empresa (jun. 2015 a Jun. 2016) as infraestruturas da AdNorte foram visitadas por cerca de 7.100 pessoas.