Águas do Norte investe cerca de 500 mil euros na construção de infraestruturas no município de Baião


A Águas do Norte (AdNorte) tem em curso mais uma empreitada de construção de redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, que permitirá ampliar as infraestruturas existentes no município de Baião.

O investimento de 496 mil EUR pressupõe a construção de redes de drenagem de águas residuais nas freguesias de Frende, Gestaçô e a construção de redes de abastecimento de água no Lugar de Calvos, União de Freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras, município de Baião, e será executado no âmbito da Parceria do Sistema de Águas da Região do Noroeste.

Os trabalhos a realizar incluem a construção de cerca de 3,2 km de redes de saneamento, 117 ramais domiciliários de saneamento, 307 metros de condutas elevatórias, duas estações elevatórias e ainda cerca de 3 km de rede de abastecimento de água e 38 ramais domiciliários de água, sendo o prazo de execução previsto de 700 dias.

Com esta obra, a AdNorte pretende assegurar o adequado tratamento dos efluentes produzidos nas freguesias de Frende e Gestaçô, bem como garantir a qualidade da água consumida no Lugar de Calvos, União de Freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras, por forma a proporcionar às gerações atuais e futuras uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do Sistema de Águas da Região do Noroeste, onde se integra o município de Baião, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

A Parceria do Sistema de Águas da Região do Noroeste responde, assim, aos interesses dos munícipes de Baião, na medida em que cria as condições de dimensão e de organização necessárias à realização dos imprescindíveis investimentos de ampliação e de remodelação das redes municipais de distribuição de água e de drenagem águas residuais.