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Águas do Norte obtém a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde e Responsabilidade Social
A Águas do Norte, S.A., entidade responsável pela exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Norte de Portugal, o qual abrange 80 Municípios, servindo uma população de 3,7 milhões de habitantes, obteve, a 1 de julho de 2015, a certificação do seu sistema de gestão nos referenciais da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde e Responsabilidade Social (NP EN ISO 9001:2008; NP EN ISO 14001:2012; OHSAS 18001:2007; SA 8000), em todas as suas instalações.
A auditoria de concessão foi realizada pela entidade certificadora SGS Portugal, entre os dias 5 e 25 de junho, e envolveu uma equipa de 10 auditores externos.
A atribuição desta certificação é o reconhecimento do forte compromisso com o desenvolvimento sustentável dos serviços do abastecimento de água e saneamento, e vem evidenciar, junto dos clientes, acionistas e restantes partes interessadas, que as políticas, valores e as melhores práticas internacionais de gestão estão eficazmente implementadas na Águas do Norte, desde o primeiro dia da sua atividade.
Por outro lado, a atribuição da certificação através da norma SA 8000, reflete o reconhecimento de boas práticas ao nível da Responsabilidade Social implementadas e demonstra que a empresa cumpre uma das mais exigentes responsabilidades empresariais, na vertente social do desenvolvimento sustentável.
A norma de Responsabilidade Social, SA 8000 (Social Accountability), é uma norma internacional, emanada pela organização não-governamental SAI (Social Accountability International), cuja implementação é de cariz voluntário, sendo reconhecida mundialmente.
A estrutura da norma baseia-se nas Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Declaração dos Direitos do Homem das Nações Unidas (ONU) e na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças.