Comunicação social acompanha ação inspetiva da APA à ETAR de Campo- Sto. Emilião


A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Campo- Sto. Emilião, situada no município de Póvoa de Lanhoso, recebeu, esta manhã, a visita da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que procedeu a uma ação de inspeção para verificação da conformidade dos valores limites de emissão previstos na respetiva Licença de Descarga de Efluentes Tratados.

Esta ação inspetiva encontra-se enquadrada num plano de ações que esta entidade está a desenvolver no rio Ave, tendo sido acompanhada por uma equipa de reportagem da estação de televisão Porto Canal, como forma de divulgação da atividade desenvolvida pela APA e pela Águas do Norte (AdNorte) em prol da despoluição do rio Ave.

Foi efetuada uma visita à ETAR e recolhidas amostras de efluente dentro da instalação, bem como a montante e a jusante do local de descarga por parte da APA, para verificação de conformidade.

Martins Soares, Vice-Presidente do Conselho de Administração da AdNorte, salientou o excelente desempenho desta infraestrutura, referindo que os resultados de verificação de conformidade são integralmente cumpridos, apresentando resultados muito abaixo dos valores limites de emissão previstos na respetiva Licença de Descarga. Sublinhe-se que estes resultados se encontram abaixo dos limites de quantificação considerados por laboratório externo acreditado e para a maioria dos parâmetros em análise.

Pimenta Machado, Presidente da ARH- Norte, realçou que a entrada em funcionamento deste tipo de infraestruturas permitiu tratar as águas residuais e consequentemente melhorar a qualidade das águas do rio Ave e de vida da população local.

Concluída em Março de 2009, a ETAR de Campo- Sto. Emilião, veio permitir a desativação da antiga ETAR da Póvoa de Lanhoso, que se encontrava com um sistema de tratamento desajustado face às novas exigências ambientais.
Esta infraestrutura veio colmatar uma necessidade sentida e reclamada pelas populações, sendo um dos vários investimentos que a extinta empresa Águas do Noroeste, desenvolveu em parceria com os Municípios da Póvoa de Lanhoso, Guimarães e Fafe, para solucionar os problemas existentes no saneamento de águas residuais.

Com um investimento que rondou os 3 milhões de euros, esta infraestrutura está dimensionada para servir, no ano horizonte de 2033, uma população de cerca de 22.684 mil habitantes-equivalentes e terá capacidade para tratar um caudal de cerca de 3.182m3/dia de efluentes.

A ETAR de Campo- Sto. Emilião abrange as 10 freguesias do Município da Póvoa de Lanhoso localizadas na parte sul do Município, três freguesias do Município de Guimarães e cinco freguesias do Município de Fafe. Todas as infraestruturas integradas neste subsistema foram cofinanciadas pelo Fundo de Coesão da União Europeia.

A Águas do Norte é a entidade gestora do sistema multimunicipal em “alta” responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

A empresa assume também a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo, numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

A Águas do Norte, S.A. iniciou atividade a 30 de junho de 2015, mediante a agregação das empresas Águas do Douro e Paiva, Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, Simdouro e Águas do Noroeste, e integra o Grupo Águas de Portugal.