Investimento em infraestruturas de águas residuais da Águas do Norte


Foi assinado o auto de consignação para o início dos trabalhos relativos à execução da Estação Elevatória de águas residuais da Preguiça, em Mirandela

Numa cerimónia presidida pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e na qual estiveram presentes o Presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, José Machado do Vale e a Presidente da Câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, foi assinado o auto de consignação relativa à empreitada de execução da estação elevatória da Preguiça.

A empreitada agora consignada envolve a construção de uma nova estação elevatória de águas residuais, que permitirá não só a desativação de uma antiga estação elevatória com mais de 20 anos de serviço, como também a realização de um pré-tratamento dos respetivos efluentes, melhorando a operacionalidade da ETAR de Mirandela, localizada a jusante desta infraestrutura.

Esta empreitada, designada como “Empreitada de Beneficiação da Estação Elevatória da Preguiça – SAR Mirandela”, foi lançada em concurso público através de anúncio publicado no Diário da República de 30 de janeiro de 2018, tendo sido adjudicada à empresa “CAPSFIL - Carlos Augusto Pinto dos Santos & Filho, S.A.” por contrato celebrado a 2 de outubro de 2018, pelo valor de 840.000,69 €, com um prazo de execução de 365 dias.

Esta infraestrutura de elevação de águas residuais está localizada no limite sul da área urbana da cidade de Mirandela, entre a linha férrea e a margem esquerda do rio Tua, estando integrada no subsistema de saneamento de águas residuais de Mirandela, o qual, por sua vez, se encontra incluído no sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento gerido pela Águas do Norte.

Trata-se de uma instalação-chave porque recebe e encaminha todo o efluente produzido na cidade de Mirandela e zonas limítrofes, para tratamento posterior na ETAR de Mirandela, infraestrutura dimensionada para dar resposta a um equivalente populacional de cerca 26.500 hab. eq., ao qual corresponderá um caudal médio de 5.422 m3/dia, no ano de horizonte de projeto.

Com a conclusão desta empreitada, o efluente será conduzido para a ETAR de Mirandela após a realização de um pré-tratamento, que inclui a separação de grande parte das areias, gradados e gorduras das águas residuais afluentes a esta infraestrutura, o que melhorará significativamente o processo de tratamento da ETAR.

A Águas do Norte, SA iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined