Águas do Norte leva projeto de sensibilização ambiental às escolas


Integrada no projeto de educação ambiental da Águas do Norte, realizou já cerca de 41 ações de sensibilização ambiental, com o tema “Experiência Ciclo da Água”

Como chega a água às nossas torneiras e que tratamento recebe para que possa ser consumida com qualidade? O que acontece à água depois de utilizada nas nossas casas e empresas? Em que condições é devolvida aos cursos naturais de água? Estas são algumas perguntas que tiveram resposta na iniciativa que a Águas do Norte tem dinamizado junto de cerca de 1600 crianças dos vários níveis de ensino, dos concelhos da Trofa, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Esposende, Ribeira de Pena, Vila Real, Murça e Chaves.

Dentro das ações desenvolvidas e dos objetivos que se pretendem atingir destacam-se a exploração do ciclo da água através de experiências sobre os vários estados da água, abordando tópicos como a água no dia-a-dia, a importância da água, água para consumo, estados físicos da água, o ciclo da água e o ciclo urbano da água.

O objetivo destas iniciativas é o de permitir aos alunos conhecerem a complexidade das atividades e processos que são desenvolvidos, de forma a assegurar o fornecimento de água para consumo humano e o tratamento das águas residuais, não só de origem doméstica como industrial.

Estas ações foram as primeiras de mais de 100 iniciativas que estão previstas e integradas no projeto de educação ambiental, que a Águas do Norte está a levar a cabo até ao final do corrente ano letivo em várias Escolas dos Municípios que fazem parte do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal. O objetivo desta iniciativa é o de permitir aos alunos conhecerem a complexidade das atividades e processos que são desenvolvidos, de forma a assegurar o fornecimento de água para consumo humano e o tratamento adequado das águas residuais, não só de origem doméstica como industrial.

undefined