Processo de implementação de certificação em gestão de ativos na Águas do Norte


A Águas do Norte iniciou o processo que irá permitir certificação do sistema de gestão de ativos.

Para além de ser um objetivo estratégico de gestão da Águas do Norte, S.A., a implementação da norma NP ISO 55001:2016, pretende maximizar o balanço entre os benefícios e custos dos ativos durante o seu ciclo-de-vida, contribuindo para uma adequada gestão das infraestruturas, promovendo a sua rentabilização e assegurando níveis de serviço adequados e sustentáveis no curto, médio e longo prazo.

De referir que a Águas do Norte, uma empresa já certificada de acordo com as principais normas aplicadas a este tipo de organizações, nomeadamente:
•    Certificação na norma ISO 9001, que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade e define os requisitos para a implantação do sistema. Este documento possui ferramentas de padronização, é um modelo seguro para a implantação da Gestão da Qualidade.
•    O objetivo da norma, é trazer confiança ao cliente, assegurando os produtos e serviços da empresa serão criados de modo repetitivo e consistente, a fim de que adquira uma qualidade superior, de acordo com aquilo que foi definido pela empresa.Certificação na norma ISO 14001, relativa à certificação de sistemas de gestão ambiental, que constitui uma ferramenta essencial para as organizações que pretendem alcançar uma confiança acrescida por parte dos clientes, colaboradores, comunidade envolvente e sociedade, através da demonstração do compromisso voluntário com a melhoria contínua do seu desempenho ambiental.
•    Certificação OHSAS 18001, que que permite às organizações gerir os riscos operacionais e melhorar o seu desempenho. A norma oferece orientações sobre avaliações de saúde e segurança e sobre como gerir os aspetos de saúde e segurança das atividades de seu negócio de forma mais eficaz, levando em consideração a prevenção de acidentes, a redução de riscos e o bem-estar de seus colaboradores.
•    Certificação na norma SA 8000, que consiste na certificação internacional que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas socialmente aceitáveis no local de trabalho. A certificação SA 8000 aborda questões tais como trabalho escravo e infantil, saúde e segurança do trabalho, liberdade de associação e negociação coletiva, discriminação, práticas disciplinares, jornada de trabalho, remuneração e sistemas de gestão.
•   
Certificação na norma ISO 500001, referente aos sistemas de gestão de energia. A norma ISO 50001 visa a implementação, manutenção, revisão e melhoria de um sistema de gerenciamento de energia. A função principal deste sistema de gestão é a redução do consumo total de energia e, em consequência, do seu custo. Além disso, a norma traz diretrizes sobre segurança, desempenho e eficiência energética. Outro ponto importante é a redução de emissão de gases poluentes.

O processo de certificação agora iniciado vai permitir tomadas de decisão eficaz, eficientes e sustentáveis sobre as ações a desenvolver e a implementar no âmbito da gestão de infraestruturas, relativas ao projeto, construção/reabilitação e exploração dos seus ativos durante os respetivos ciclos-de-vida, vai permitir um melhor equilíbrio entre diversas variáveis como custos, riscos, oportunidades, benefícios de desempenho, entre outras, visando a otimização de recursos.

Para a implementação desta certificação foram definidas fronteiras representativas de ambos os sistemas cuja gestão foi atribuída à Águas do Norte, S.A. (sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”).