Águas do Norte investe 4 milhões de euros em infraestruturas de abastecimento de água


A ligação do Sistema de Abastecimento de Água de S. Jorge aos Reservatórios de Vila Franca, Milhões e Barroselas, no concelho de Viana do Castelo, foi concluída

Numa cerimónia presidida pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e na qual estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa e o Presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, José Machado do Vale, foi oficializada, no passado dia 28 de junho, a entrada em serviço da ligação do sistema de abastecimento de água de S. Jorge aos reservatórios de Vila Franca, Milhões e Barroselas, no Município de Viana do Castelo.

A empreitada correspondente, agora concluída, que teve início em agosto de 2016 com um valor de cerca de 4 milhões de euros, tendo incluído a execução de uma conduta adutora com cerca de 10km, do reservatório de Milhões, do reservatório e estação elevatória de Vila Franca e do reservatório de Barroselas.
Com a entrada em funcionamento desta ligação, ficarão servidas as populações das freguesias de Alvarães, Barroselas, Carvoeiro, Mujães, Vila Franca, Vila Fria e Vila de Punhe, num total de cerca de 14.500 habitantes.

As infraestruturas que agora entrarão em serviço, vão permitir a desativação da antiga captação de Barroselas, uma vez que através da ligação ao sistema de abastecimento de água de S. Jorge, fica garantido o aumento de cobertura e qualidade da água proporcionado por este sistema.

undefined