Águas do Norte vence prémios nas Jornadas de Engenharia do Grupo AdP


A Águas do Norte venceu o prémio 100% Inovação, com o Projeto “Sophia ”, na 10ª edição das Jornadas de Engenharia do Grupo Águas de Portugal.

O Projeto Sophia sintetiza-se como sendo um robot que está a revolucionar a forma de trabalhar, cuja função é acabar algumas tarefas rotineiras, libertando os colaboradores para funções que acrescentem valor para nossa empresa. Está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

No âmbito das atividades desenvolvidas internamente, a Águas do Norte identificou os processos que poderiam ser realizados pela automatização de processos robóticos (RPA), através da identificação das tarefas manuais e repetitivas, baseadas em regras específicas, com baixa frequência de exceções, com elevado número de dados e não sujeitos a alterações de sistema de regras. Posteriormente, foram estimados os custos de implementação para cada processo/atividade anteriormente identificado.

Assim e recorrendo à tecnologia RPA, foi desenhado um processo para ser executado por um robot UiPath, ao mesmo tempo que foram sendo implementadas melhorias ao mesmo, conseguindo que este, a fim de 4 semanas, atingisse não só 80% de automação sem intervenção humana, como também, por notificação automática ao colaborador, conseguisse indicar o que falta para concluir o processo, ajudando desse modo na avaliação dos casos de exceção.

Este foi apenas o primeiro passo da Águas do Norte na utilização destas novas tecnologias, existindo já outros projetos identificados e em curso, nas diversas áreas e direção da organização, com igual potencial e benefícios.

Destaque ainda para a atribuição do prémio PEPE à Águas do Norte, que pretende dar relevo ao trabalho que, no âmbito da eficiência energética e produção própria de energia, vem sendo desenvolvido pela Águas do Norte, para o qual contribui decisivamente o papel estratégico que a empresa tem já assumido.

Refira-se que o grau de cumprimento do PEPE da Águas do Norte, a 30 de junho de 2019, foi de 5,19, num máximo de 6, sendo atualmente das empresas do grupo aquela que apresenta o valor de cumprimento mais elevado.

A Águas do Norte alcançou também o 2º lugar no concurso de Inovação, através do projeto Flow4link. O Flow4Link é uma iniciativa multidisciplinar que junta duas áreas técnicas, a Automação/DSTI e a Instrumentação/DEX, com a colaboração do Instituto Politécnico Porto no desenvolvimento da componente estatística.

Decorrente de várias problemáticas que surgem diariamente às equipa de operação e manutenção, tais como a falta de recursos humanos, a fiabilidade dos dados ou 1º diagnóstico remoto, o desafio a que estas áreas se propuseram foram o desenvolvimento dos princípios e conceitos de uma ferramenta de apoio à decisão, com obtenção de dados em tempo útil que gerasse informação sobre o estado e eficiência da medição de um equipamento e o balanço hídrico um subsistema de abastecimento de água.

A entrega dos prémios realizou-se no passado dia 22 de outubro, durante a 10ª edição das Jornadas de Engenharia do Grupo Águas de Portugal.

O evento reuniu várias centenas de profissionais de todas as empresas do Grupo, que tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos mais inovadores.

undefined

undefined