Instalação de redes de abastecimento de água e drenagem de águas residuais na freguesia de S. Cristóvão de Nogueira – Município de Cinfães


A Águas do Norte tem em fase de conclusão a empreitada de instalação de redes de distribuição de água e de recolha de águas residuais, na freguesia de S. Cristóvão de Nogueira, no município de Cinfães.

O investimento, no valor de cerca 1.100.000 EUR, permitiu a construção de redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais na freguesia de S. Cristóvão de Nogueira, e foi executado pela Águas do Norte no âmbito da Parceria Pública do Sistema de Águas da Região do Noroeste, celebrada entre o Estado Português e oito Municípios da Região, de entre os quais o Município de Cinfães.

Os trabalhos, incluem a instalação de cerca de 12 km de rede de distribuição de água (228 ramais domiciliários), 6,2 km de rede de saneamento de águas residuais (122 ramais domiciliários), bem como a construção de um reservatório de água e uma estação elevatória de águas residuais.

A rede de abastecimento de água, assim como a rede de drenagem de águas residuais encontram-se em fase de conclusão, aguardando-se as respetivas ligações obrigatórias, após a celebração dos contrato entre os potenciais clientes e a Águas do Norte.

Com a conclusão destas obras, a Águas do Norte pretende resolver os problemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais que atualmente se verificam na nesta freguesia, sendo agora disponibilizada a uma parte significativa da população residente a possibilidade de usufruírem do serviço público de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, onde se integra o município de Cinfães, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined