Águas do Norte presente nas 13ªs Jornadas de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente


Decorreu no passado dia 30 de outubro, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) as 13.ªs Jornadas de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente, com o principal objetivo de trazer à discussão as problemáticas atuais relacionadas com o ambiente, as energias renováveis e a gestão dos recursos hídricos.

“A Água no Futuro” foi o mote destas jornadas, organizadas pela Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente (SHRHA) da FEUP. Pretendeu-se, desta forma, colocar na ordem do dia questões como o abastecimento público, reutilização, dessalinização, secas e cheias, litoral e energias renováveis, num contexto de sustentabilidade, economia circular e emergência climática.

Ao longo do dia decorreram vários painéis temáticos com a participação de representantes de instituições como a Associação de Energias Renováveis (APREN), EDP Produção, ERSAR, Águas do Porto, INDAQUA, Águas de Gaia, Águas do Norte, Agência Portuguesa do Ambiente, WAVEC – Offshore Renewables e docentes da FEUP e da Faculdade de Letras da U. Porto (FLUP).

A Águas do Norte esteve presente com comunicações subordinadas a dois temas: um sobre o Ciclo Urbano da Águas, através de uma comunicação da Vice-presidente do Conselho de Administração, Fernanda Abreu Lacerda, e o outro relativo à Reutilização da Água Tratada nas ETAR - Limites, Estratégia Nacional e exemplos concretos, através de uma comunicação do diretor de exploração da empresa, Pedro Miguel Bastos.

As Jornadas de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente contaram com o apoio da Águas do Norte, da Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN), da Águas do Porto, da Águas de Gaia e da EDP.

undefined