Águas do Norte reforça o abastecimento de água em “alta” ao Município de Celorico de Basto


A Águas do Norte iniciou recentemente a empreitada de instalação de condutas adutoras nos concelhos de Vieira do Minho, Fafe e Celorico de Basto, com vista ao reforço de abastecimento de água em “alta” ao concelho de Celorico de Basto.

O investimento, com o valor de cerca 4,9 milhões de euros, e um prazo de execução de 720 dias, vai permitir o aumento da cobertura de abastecimento de água com origem no sistema do Rabagão, assim como a resolução definitiva de alguns problemas de fiabilidade que atualmente se verificam no abastecimento de água em “alta” a este Município.

Os trabalhos agora iniciados incluem a instalação de cerca de 49 km de condutas adutoras de abastecimento de água e a execução da respetiva ligação aos reservatórios de Vilar, Ourilhe, Gagos, Regedouro, Tanque, Molares, Veade e Gémeos, localizados no Município de Celorico de Basto.

Com a conclusão destas obras, a Águas do Norte pretende resolver os problemas de abastecimento de água a uma parte significativa da população residente, e a possibilidade de a mesma usufruir de um melhor serviço público de abastecimento de água o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.

A AdNorte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, onde se integra o município de Celorico de Basto, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined