Iniciada a empreitada de execução do intercetor de Laúndos, na Póvoa de Varzim


A Águas do Norte vai iniciar a empreitada de execução do Intercetor de Laúndos, na Póvoa de Varzim. O investimento, no valor de cerca 600.000 euros, inclui a construção de aproximadamente 7 km de intercetor gravítico de saneamento de águas residuais, com o prazo de execução de 210 dias, tendo sido adjudicada à empresa Irmãos Barreto, Lda.

A empreitada a que agora se dá início consiste na execução do intercetor de Laúndos Nascente, a instalar ao longo da ciclovia entre o Parque Industrial de Laúndos e a Avenida 25 de abril, já na cidade da Póvoa de Varzim. Esta ciclovia designada por "Ciclovia do centro da cidade a Balasar" está em construção pelo município da Póvoa de Varzim.

O objeto desta empreitada faz parte integrante da interligação entre o subsistema de Laúndos e a ETAR do Ave, localizada na Freguesia de Tougues, no Município de Vila do Conde, e permitirá que os efluentes gerados nas Freguesias localizadas na parte norte do Concelho da Póvoa de Varzim sejam encaminhados para tratamento adequado naquela infraestrutura de tratamento de águas residuais, que se encontra em funcionamento desde 2010.

Com a execução desta infraestrutura de drenagem de águas residuais, a Águas do Norte pretende resolver muitos dos problemas de drenagem de águas residuais na parte norte do município da Póvoa de Varzim, o que permitirá uma melhoria significativa da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

A AdNorte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, que integra o Município de Póvoa de Varzim, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined