COVID-19: Tecnologia de monitorização utilizada na Águas do Norte em cenário de pandemia


A Águas do Norte enquanto entidade prestadora de serviços públicos essenciais como o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais, consciente da sua importância enquanto entidade de referência, está a monitorizar os colaboradores e as suas atividades num período inicial da crise criada pelo COVID-19. Dada a sua dispersão geográfica, tendo em consideração que o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento abrange 63 municípios, e estando os cerca de 600 colaboradores localizados em todo o respetivo território, a implementação de uma solução de monitorização neste cenário de exceção pressupunha que a mesma fosse célere e de fácil utilização e divulgação dentro da organização.

Foi neste enquadramento que a Águas do Norte, com o apoio da Esri Portugal, desenvolveu uma plataforma de monitorização que permite gerir internamente a situação extraordinária criada pela pandemia de COVID-19. A solução assenta na plataforma ArcGIS Enterprise e usa a infraestrutura que já se encontrava instalada na Águas do Norte.

Na base desta plataforma, encontra-se o questionário COVID-19, desenvolvido em Survey123 for ArcGIS, que está acessível a todos os colaboradores, internos e contratados em prestação de serviços, permitindo a recolha diária, em tempo real, das condições de trabalho, as eventuais alterações das mesmas ao longo do dia e ainda a ocorrência de casos suspeitos e confirmados de COVID-19 (Work Status).
Numa segunda fase, foram criados os campos necessários para poder eventualmente incluir os casos recuperados no tipo de ocorrência, e registo da situação epidemiológica, nomeadamente, a temperatura corporal e os sintomas, caso existam, de cada colaborador (Health Status).

A informação recolhida poderá ser partilhada através de um Dashboard, garantindo-se a devida confidencialidade da informação prestada, sendo é possível visualizar a globalidade dos reportes, os casos suspeitos e de infeção, através de um mapa interativo cuja análise permite planear e adequar a capacidade de intervenção e de resposta da Águas do Norte num cenário de evolução da COVID-19.

Complementarmente, é igualmente monitorizada a evolução da COVID-19 no seio da organização, conjuntamente com outros questionários mais técnicos que permitem um diagnóstico tão real e atual quanto possível, e que são fundamentais no suporte à implementação de medidas que permitam minimizar os riscos associados à atividade da Águas do Norte, nomeadamente os relativos ao abastecimento de água.