Reabilitação das Barragens de Vale Ferreiros e Salgueiral


Foi recentemente concluída a reabilitação das Barragens de Vale Ferreiros e do Salgueiral, no concelho de Torre de Moncorvo. Estas infraestruturas, sob gestão da Concessionária do Sistema Multimunicipal da Abastecimento de Água e Saneamento do Norte de Portugal, a Águas do Norte, foram alvo de uma empreitada de reabilitação de cerca de 450.000€.

Esta intervenção será cofinanciada em 200.000€ pelo Fundo Ambiental, no âmbito da aprovação da Candidatura «Adaptação das Barragens de Vale Ferreiros e Salgueiral às Alterações Climáticas» apresentada ao abrigo do Aviso 12768/2019, de 2 de agosto «Adaptar o Território às Alterações Climáticas – Concretizar o P-3AC»

O projeto incluiu os trabalhos de reabilitação das duas infraestruturas, construídas pelo município de Torre de Moncorvo na década de 80, pelo que foram necessárias as intervenções de conservação e reabilitação no sentido de prolongar a sua vida útil em condições de segurança e eficácia. Acresce ainda que com a entrada a em vigor do Regulamento de Segurança e Barragens (RSB), estas obras foram sujeitas a estudos de segurança e de avaliação de conformidade que ditaram a necessidade legal de realização de intervenções agora efetuadas.

As intervenções preconizadas na respetiva beneficiação, resumiram-se essencialmente a intervenções nos descarregadores de cheias e sua zona terminal de restituição na linha de água, limpeza das linhas dos taludes, encontros, bacias de dissipação e canal de aproximação do descarregador de cheias, reabilitação das torres de tomada de água e sistemas de descarga de fundo, modificação do sistema de bombagem dos caudais percolados e implementação do sistema de observação preconizado no Plano de Observação.

As intervenções efetuadas irão permitir a captação de água nas torres de tomadas de água a vários níveis, que permitirá uma gestão do nível de captação mais versátil e que deverá atender aos níveis de qualidade de água da albufeira. A instalação de novos equipamentos permitirá também uma gestão de água bruta com menos perdas e com maior controlo de qualidade, imprescindível em períodos de seca.

A Barragem do Salgueiral situa-se no distrito de Bragança, concelho de Torre de Moncorvo. Trata-se de uma barragem de terra com aproximadamente 21 m de altura e cerca de 135 m de comprimento no coroamento. O coroamento da barragem tem 5 m de largura.

A Barragem de Vale Ferreiros situa-se no distrito de Bragança, no concelho de Torre de Moncorvo junto da povoação de Carviçais. Trata-se de uma barragem de terra que abrange uma bacia hidrográfica com 3,92 km2 de área, tem uma altura máxima de 20 m acima da fundação e é constituída por um aterro, com perfil zonado, com 320 m de comprimento no coroamento.

A Águas do Norte integra o Grupo AdP – Águas de Portugal e iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais em 63 Municípios que integram este sistema.

Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, que envolve 8 Municípios da região, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

undefined

undefined