Águas do Norte instala um novo sistema de telegestão nas redes municipais


A Águas do Norte adjudicou a instalação de um novo sistema de telegestão para as redes municipais de abastecimento de água, em baixa, que integram o Sistema de Águas da Região do Noroeste. Para além de permitir uma melhoria do serviço à população residente nos Municípios servidos, este investimento irá contribuir para a redução de perdas de água, para um aumento da eficiência das suas operações e para a otimização dos processos e rotinas operacionais.

A 1ª fase do projeto abrangerá os municípios de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Arouca e Cinfães, compreendendo grande parte das infraestruturas de armazenamento e bombagem. O projeto terá nesta fase inicial um custo de 197.914,55€, cofinanciado no âmbito do POSEUR em cerca de 79 mil euros, e possui um prazo de execução de 12 meses.

O sistema de telegestão inclui um centro de supervisão e controlo, que vai detetar "em tempo real" as anomalias de estado através da alarmística associada ao comportamento das instalações (mínimos de alarme dos reservatórios, avarias de bombas etc). Com esta ferramenta, a tomada de decisão ao nível da gestão operacional será baseada em dados que refletem o estado do sistema em cada momento, anulando-se deste modo a necessidade de verificação in loco a que nos obriga um sistema sem este tipo de tecnologia.

Está também garantida a mobilidade de informação às equipas no terreno, o que contribui para um aumento da eficiência das rotinas operacionais e, principalmente, implica um acréscimo significativo do foco em tarefas de outra natureza com a redução da dispersão associada ao desconhecimento do estado dos sistemas.

Esta é uma aposta estrutural e de futuro, assente na premissa de um investimento inteligente, que levará a consumar o fundamental salto tecnológico em todas as infraestruturas em baixa que constituem o referido Sistema de Águas da Região do Noroeste.

Trata-se de mais um passo de uma estratégia que a Águas do Norte tem vindo a seguir, de modernização tecnológica, com um plano de investimentos certo e criterioso, garantindo aos seus clientes uma rede de abastecimento de água melhor em termos económicos, ambientais e de eficiência do serviço que presta no âmbito daquele Sistema.