- AdNorte
- Comunicação E Educação Ambiental
- Notícias
Detalhe da Noticia
Águas do Norte conclui empreitadas no Município de Santo Tirso
No âmbito do sistema de águas da Região do Noroeste, foi recentemente concluída no Município de Santo Tirso a empreitada de execução das redes de drenagem de águas residuais de Água Longa, através das quais a Águas do Norte irá aumentar o respetivo serviço em baixa a mais cerca 2.100 pessoas residentes nas freguesias de Agrela, Água Longa, Monte Córdova, Reguenga e União de Freguesias de Carreira e Refojos de Riba de Ave.
Com a instalação de 25.000 metros de rede de saneamento de águas residuais executados no âmbito destas empreitadas, assim como com o prolongamento em cerca de 900 metros do intercetor do rio Leça, em Monte Córdova, foi igualmente possível a instalação de 850 ramais de ligação ao coletor de águas residuais, que terá como destino final a ETAR de Água Longa, localizada no mesmo Município.
Ainda no Município de Santo Tirso, encontra-se atualmente em fase de conclusão a empreitada de execução das redes de drenagem do sistema de águas residuais de Rabada e de Lordelo/Aves, que abrangem as freguesias de Areias, Lama, Sequeirô, Burgães, Rebordões, S. Tomé de Negrelos, Vila das Aves e Roriz, relativas ao sistema da ETAR de Rabada, e as freguesias de Roriz, S. Mamede de Negrelos, S. Salvador do Campo, S. Martinho do Campo e Vilarinho, cujo efluente será objeto de tratamento adequado na ETAR de Lordelo.
A empreitada inclui a construção de rede de saneamento de águas residuais, em baixa, com uma extensão de 35.000 metros, permitindo ainda a instalação de cerca de 1.250 ramais de ligação ao coletor de águas residuais e o consequente alargamento do serviço de saneamento prestado pela Águas do Norte a mais cerca de 3.300 habitantes residentes nas referidas freguesias do Município de Santo Tirso.
O valor total do investimento efetuado nestas empreitadas foi de aproximadamente 5 milhões de euros, tendo o mesmo sido comparticipado em 59,6% por fundos comunitários, e no montante de cerca de 2 milhões de euros (40,4%) pela Câmara Municipal de Santo Tirso.
Com a execução destas infraestruturas de drenagem de águas residuais, a Águas do Norte pretende continuar a resolver os problemas de drenagem de águas residuais no município de Santo Tirso, permitindo dessa forma a melhoria significativa da qualidade de vida das sua população e a preservação do meio ambiente.
De referir que as ligações à rede de saneamento são gratuitas, para todos os ramais domiciliários que não ultrapassem os 20 metros de extensão entre a rede pública de saneamento e o limite de cada propriedade.
A Águas do Norte, S.A., é a entidade gestora do Sistema de Águas da Região do Noroeste, sendo por isso responsável pela exploração dos serviços públicos de abastecimento de água para consumo público e saneamento de águas residuais nos Municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto e Cinfães, e dos serviços públicos de saneamento de águas residuais nos Municípios de Fafe, Santo Tirso e Trofa.