- AdNorte
- Comunicação E Educação Ambiental
- Notícias
Detalhe da Noticia
Concluída a 2ª fase do desenvolvimento da telegestão do sistema de saneamento em “alta”
A Águas do Norte concluiu recentemente o projeto de telegestão para o sistema de águas residuais do Ave, Amarante, Tâmega/Ponte da Baia, Cávado-Homem, Sousa e Vila Meã, integrados no sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal. Com este investimento pretende-se, entre outras aspetos, contribuir para o aumento da eficiência das suas operações e para a otimização dos processos e rotinas operacionais.
Esta 2ª fase do projeto teve um custo de cerca de 600.000,00 EUR, e abrange os municípios de Amarante, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Felgueiras, Lousada, Amares e Vila Verde, compreendendo uma grande parte das infraestruturas de bombagem integradas nas redes de saneamento em “alta”.
O sistema de telegestão implementado, inclui a renovação de sistemas elétricos, automação e a integração de 3 postos de supervisão para monitorização e controlo de 42 estações elevatórias e 4 ETAR’s, permitindo detetar “em tempo real” as anomalias de estado através de um sistema de alarmes associados ao comportamento das instalações. Com esta ferramenta, a tomada de decisão ao nível da gestão operacional será baseada em dados que refletem o estado do sistema em cada momento, anulando-se deste modo a necessidade de verificação in loco, a que obriga um sistema sem este tipo de tecnologia, facilitando assim todo o processo operacional.
A monitorização da informação é efetuada através de uma sala de comando, sendo complementada com a mobilidade das equipas no terreno, o que contribui para um aumento da eficiência das rotinas operacionais e, principalmente, implica um acréscimo significativo do foco em tarefas de outra natureza, com a redução da dispersão associada ao desconhecimento do estado dos sistemas.
Esta é uma aposta estrutural e de futuro, assente no princípio de um investimento inteligente, que levará a consumar o desejado salto tecnológico nos sistemas geridos por esta Concessionária.
Trata-se de mais um passo de uma estratégia que a Águas do Norte tem vindo a seguir, de modernização tecnológica, através da implementação de um plano de investimentos certo e criterioso, garantindo aos seus Utilizadores um sistema eficiente e económica e ambientalmente sustentável.