Concluído projeto de modelação hidráulica do SAR de Vila Real


A Águas do Norte concluiu, no passado mês de novembro, os projetos de modelação hidráulica dos subsistemas fronteira da Certificação do Sistema de Gestão de Ativos (SGAt), nos termos da NP EN ISO 55001, com a apresentação pela equipa projetista do relatório relativo ao subsistema de águas residuais de Vila Real.

Este projeto permitiu, numa primeira fase, através do diagnóstico efetuado pela Gestão de Ativos às infraestruturas lineares de águas residuais integradas e partilhadas, identificar os potenciais pontos de entrada no Sistema de caudais de infiltração e afluências indevidas.

Ainda na fase de caracterização do sistema, foram estudadas as bacias de drenagem ao nível de ocupação do solo, os tipos de solo e da população residente servida por redes de drenagem. Foram ainda efetuados, e corrigidos, os levantamentos cadastrais relativos às estações elevatórias em funcionamento, em termos de dimensionamento e de capacidade de elevação, aos descarregadores de tempestade existentes no sistema intercetor, aos caudais afluentes à ETAR e aos dados sobre a precipitação verificada no período em análise.

Com todos estes elementos foi concebido o modelo físico, com interligação de diferentes softwares - QGIS / GISWater / SWMM.

O trabalho seguinte passou por caracterizar e quantificar os diferentes tipos de afluências ao sistema, em estiagem e em tempo húmido, tendo os mesmos sido relacionados com os eventos de precipitação e com as medições de caudal e efetuar a calibração do modelo.

Concebido e calibrado o modelo, simularam-se vários cenários de funcionamento para tempo seco e para diferentes graus de severidade dos eventos de precipitação, o que permitiu determinar a grandeza dos caudais máximos de transporte, quer gravítico quer de elevação, bem como identificar os pontos críticos do sistema para os diferentes cenários.

Esta iniciativa da GAE/Gestão de Ativos, com a colaboração e o acompanhamento contínuo da área de exploração de Vila Real do CEX ATDN-AR, permitiu melhorar o conhecimento dos parâmetros que condicionam a capacidade hidráulica dos diferentes ramos do sistema intercetor e das características reais de funcionamento dos sistemas elevatórios existentes, permitindo listar um conjunto de medidas a implementar no curto e no médio-prazo, com vista a melhorar ainda mais o conhecimento e o controle das diferentes componentes ao nível de caudais, energia e cargas poluentes.

undefined